Leopoldo Costa
A Era da Pornocracia é o período da história do papado entre os anos 904 e 964.
Também é conhecido como 'Saeculum Obscurum' e foi pela primeira vez assim identificado pelo cardeal e historiador César Barônio no seu livro 'Annales Ecclesiastici' no século XVI.
Começou com a posse de Sérgio III em 904 e terminou com a morte de João XII em 964.
A figura central é Marózia, filha de Teofilato e Teodora, rainha da Itália e de Provença.
Teofilato foi o fundador de casa de Túsculo e o primeiro conde. Teodora exerceu grande influência sobre o papado e escandalizou Roma no século X. Teofilato era um poderoso senador de Roma e Teodora amante do bispo de Cremona, depois papa sob o nome de João X (914- 929). Segundo um relato de Liutprand de Cremona foi Marózia que tramou o assassinato dele em 929.
Marózia com quinze anos tornou-se amante do papa Sérgio III (904- 911), na época um homem de 45 anos que foi seduzido pela belíssima princesa.
Papa João XI
Da união entre Marózia e Sérgio III, nasceu um filho que viria a ser o papa João XI, que foi empossado com 21 anos (931-935).
Marózia casou-se aos 22 anos, com Alberico I de Espoleto, conde de Túsculo, duque de Espoleto e, depois, casou-se com Guido, marquês de Toscana e mais tarde com Hugo, rei de Provença.
Papa João XII
Com Alberico ela teve Alberto II de Espoleto, conde de Túsculo, marquês de Camerino e duque de Espoleto, além de mais um filho que seria papa sob o nome de João XII (955-963).
O papa João XIII (965-972) era seu sobrinho e o papa Bento VII (974-983) seu neto, ambos descendentes da família dos Túsculos.
Papa João XIII
Já bem idosa, Marózia passou várias décadas prisioneira no castelo de Santo Ângelo por ordem de seu filho Alberto II de Espoleto. Faleceu nesta prisão.



No comments:
Post a Comment
Thanks for your comments...