12.17.2009

PAPA FORMOSO E SEU JULGAMENTO 'POST MORTEM'


Leopoldo Costa


Formoso nasceu em Roma nas primeiras décadas do século IX e foi bispo de Porto (Portugal) durante o pontificado de Nicolau I (858-867).



Muito laborioso, à frente de alguns missionários conseguiu converter os búlgaros para o catolicismo e pretendia ser o bispo dos novos convertidos o que não foi permitido pelo papa Nicolau I, alegando que contrariava disposições do concílio de Nicéia. Formoso ficou insatisfeito e procurou arregimentar adeptos para a sua causa.



Em 875, logo após a coroação de Carlos II, o Calvo, como rei da França, Formoso foi convocado a Roma para encontrar-se com o papa João VIII (872-882) de quem ouviu admoestações, pois conspirava contra o rei.


Em 876, no concílio de Santa Maria Rotunda foi acusado pelo papa João VIII de ter provocado a resistência dos búlgaros em não aceitar o novo bispo nomeado por Roma e que Formoso conspirava para derrubá-lo como também derrubar o rei francês. Formoso foi então excomungado sendo a excomunhão confirmada também em um novo concílio que se realizou em Troyes na França, algum tempo depois.
Formoso estava presente neste concílio e pediu perdão aos bispos solicitando a reconsideração de sua excomunhão e jurando ser dali em diante apenas um leigo.


Após a morte de João VIII em 882 e a assunção do papa Marino I (882-884) ao pontificado ele reassumiu, mesmo como leigo, o bispado de Porto, onde permaneceu até ser eleito papa.


Durante o pontificado do papa Formoso (891-896) havia uma verdadeira guerra contra os Carolíngios que pretendiam governar a Itália.


Formoso em 892 coroou Lamberto de Espoleto como rei. Depois, devido à maléfica influência de Agiltrudes, mãe de Lamberto nos negócios da corte e da igreja e a sua falta de capacidade para governar cancelou o seu apoio e convocou o príncipe carolíngio Arnolfo de Caríntia para invadir a Itália e assumir o seu lugar. Nesta oportunidade a invasão fracassou e em 895 refez o convite e a invasão teve sucesso, sendo Arnolfo coroado rei por Formoso em 896.


Formoso morreu em 4 de abril de 896, segundo alguns, torturado a mando de Agiltrudes, e foi sucedido por Bonifácio VI que morreu semanas depois, sendo seu sucessor Estevão VI (896-897).


Agiltrudes e Lamberto chegaram a Roma na mesma época em que era eleito o papa Estevão. Agiltrudes seduziu Estevão, tornando-se a sua amante.


Ocorreu a morte de Arnolfo e o colapso da dominação carolíngia. Aproveitaram da situação e forçaram o novo papa a coroar Lamberto como rei e fazer um inédito julgamento 'post mortem' de Formoso que era tido como partidário dos carolíngios.


Estevão convocou um sínodo (que ficou conhecido como 'Synodus Horrenda') para este julgamento póstumo, que ocorreu na basílica de São João Latrão em janeiro de 897, nove meses depois do sepultamento do papa Formoso.
  Julgamento do Papa Formoso

O cadáver de Formoso foi exumado, revestido com os paramentos pontificiais e colocado num trono diante da comissão de julgamento presidida pelo papa Estevão e assistida por Agiltrudes e grande platéia.
A desavença entre Formoso e o papa João VIII foi o libelo acusatório da comissão de julgamento.


De acordo com o registrado por Liutprand de Cremona no século X, o papa Estevão perguntou ao cadáver se ele desejou apoderar-se do trono de São Pedro enquanto o papa João VIII ainda era vivo e de ter reassumido o bispado do Porto sendo um leigo. Claro que não houve resposta.


O historiador prussiano Ferdinando Gregoróvius, assim descreve o macabro acontecimento:
 'O advogado do papa Estevão, levantando-se, dirigiu-se à múmia e fez as acusações. Estevão, então, perguntou ao defunto: como foi que você, homem ambicioso, teve a coragem de usurpar o trono de São Pedro? Um diácono assustado, sentado ao lado do papa morto tentou defendê-lo, fazendo às vezes de advogado de defesa.
Formoso foi julgado e condenado, sendo declarado papa indigno e ilegítimo. Todos os seus atos foram anulados, inclusive ordenações sacerdotais. Arrancados os paramentos, cortaram-lhe três dedos da mão direita e lançaram-no fora da basílica em meio a gritos selvagens. Em seguida jogaram o cadáver nas águas do rio Tibre'.



Um frade resgatou o corpo das águas e providenciou o sepultamento. Alguns meses depois, no mesmo ano de 897, os Carolíngios derrotaram Lamberto e retomaram a coroa. Como vingança prenderam o papa Estevão que na prisão foi estrangulado.


No ano de 897, além de Estevão, houve mais dois papas: Romano, de agosto a novembro, que foi deposto e Teodoro II, que governou poucas semanas, mas teve tempo para convocar novo sínodo para reabilitar o papa Formoso.


O cadáver do papa Formoso foi novamente exumado e levado solenemente para ser sepultado ao lado dos outros papas na igreja de São Pedro e todos os seus atos foram revalidados.
Quem foi Agiltrudes?

Era filha de uma rica e afamada prostituta de Espoleto chamada Hermênia e  de um mercenário de Veneza.
Hermênia era bem relacionada no Vaticano, sendo a cafetina que fornecia suas prostitutas para papas, cardeais e bispos.


Agiltrudes cresceu num ambiente devasso e desde menina era oferecida pela mãe para relacionamentos sexuais com filhos de nobres. Era muito bonita.


Casou-se em 884 com Guido, conde de Espoleto.
Apesar de duquesa e com o conhecimento do marido, veio a seguir os passos da mãe e passou a dominar a cúria da igreja, com os seus serviços sexuais ou agenciando meninas prostitutas de Espoleto.





No comments:

Post a Comment

Thanks for your comments...