3.11.2011

HISTÓRIA DA RAÇA PINZGAUER
















Pinzgauer é uma raça de dupla aptidão, carne e leite, originária da comarca de Pinzgau, na província de Salzburgo, região montanhosa da Áustria. Baseando-se em estudos genéticos e morfológicos  chegou-se a conclusão que a raça Pinzgauer foi derivada de raças primitivas das planícies do norte da Alemanha.

Foi em 1846 a primeira referência à raça que inicialmente era chamada de 'Pinzgauer Fasel' ou 'Pinzgauer Schlag'. No seu apogeu ela se tornou a raça mais importante do Império Austro-Húngaro, expandindo depois para toda a Europa Oriental

A associação dos criadores da Bavária foi fundada em 1896. A Bavária em 1890 já tinha um rebanho de mais de 100 mil cabeças. A criação foi desenvolvida até a época da Primeira Grande Guerra, quando uma crise abateu sobre o setor de produção de carne. Em  1930 a população de bovinos da raça na Bavária era de apenas 85.000 cabeças. 

Existe uma variedade mocha que é conhecida como Jochberg, que foi desenvolvida no Tirol em 1834 que tem como característica de não aceitar a canga para puxar os carros. Está em extinção não existindo mais de uma centena de animais.

A pelagem normalmente é acastanhada, podendo variar do pardo claro ao escuro, com uma faixa branca de largura variável ao longo de todo o dorso do animal. Adaptou-se bem às zonas tropicais e subtropicais. 

Na América do Sul as primeiras importações foram feitas pela Argentina na década de 1980. E não temos conhecimento de animais da raça no Brasil

É considerada uma raça em extinção que decresce cerca de 10% por ano. A Áustria que tinha em rebanho de 1,3 milhão em 1995 hoje não passa de 100.000 cabeças. O maior rebanho fora da Áustria, que não passa de 50.000 animais  está localizado  na Alemanha.

(Texto de Leopoldo Costa)

7 comments:

  1. Muito antes de 1980, ano de seu falecimento, o Sr. Carlos Francisco Alves, de São José do Rio Preto, já havia trazido essa raça para o Brasil.
    É só pesquisar.

    ReplyDelete
  2. Que pena que esta raça esta desaparecendo, pois eu também conheci, esta raça bovina na fazenda do saudoso Dr. Carlos Francisco Alves, localizada na cidade de Buritama, SP., bem pertinho da Usina Nova Avanhandava, e realmente possui dupla aptidão. Muitos Pecuaristas da região compraram animais de sua fazenda. Se alguém tivesse conservado, teria um ótimo patrimônio genético nas mãos.

    ReplyDelete
  3. existe um criador em Carandaí MG.... pouco mas belos animais

    gustavo
    34.9.9984.1599

    ReplyDelete
  4. Carlos Eduardo8/21/2017 4:36 pm

    Em 1979 (aproximadamente) o Dr. Ivo Carlos Arnt começou a criar no Paraná :)

    ReplyDelete
  5. Carlos Eduardo8/21/2017 5:10 pm

    Estou à procura de criadores de Pinzgauer na América do Sul... Alguém tem o contato de um?

    ReplyDelete
  6. Pesquisem sobre a fazenda camenguem em lagoa dourada MG que criam animais dessa raça

    ReplyDelete
  7. Olá,
    Sou de Ponta Grossa-PR e junto com meu marido criamos o gado Pinzgauer.

    ReplyDelete

Thanks for your comments...