Leopoldo Costa
A primeira cidade de Tróia foi construída em torno de 2300 a.C e devido a terremotos, incêndios e demolições, nove cidades foram sobrepostas sucessivamente naquele mesmo local.
Em 1200 a.C era um importante centro comercial e uma cidade de grande esplendor.
A guerra de Tróia foi motivada pelo rapto de Helena, esposa de Menelau, rei de Amicléia (futura Esparta) por Páris, príncipe de Tróia. Em represália Tróia foi sitiada durante 10 anos pelo exército grego sob o comando de Agamenon.
Na Ilíada de Homero, é contado que para ter a proteção de Júpiter, ele ofereceu em sacrifício um boi de cinco anos, convidando os principais comandantes para participar. O animal foi esquartejado, alguns pedaços cremados no altar em honra da divindade e o restante foi desossado, colocado em espetos, assado e consumido por todos.
Na história da conquista de Tróia pelos gregos, existe a lenda da grande estátua de um cavalo que foi deixado junto às muralhas da cidade. Teria sido uma idéia de Odisseu (personagem da 'Odisséia' de Homero) e foi construído por Epeu, feito de madeira e oco no seu interior, o cavalo abrigava alguns soldados gregos dentro dele.
Quando viram a estátua, os Troianos pensando que fosse um presente, um sinal de rendição dos gregos, abriram os portões e empurraram o majestoso cavalo para dentro das muralhas.
Lacoonte, um sacerdote de Apolo, alertou reiteradamente a seus conterrâneos para não aceitarem o presente, que de acordo com as palavras de Virgilio teria dito: 'cuidado com os gregos, mesmo quando eles trazem presentes'.
Durante a noite, os soldados deixaram o interior da estátua e sorrateiramente abriram os portões da muralha. O exército grego pôde então sem esforço, dominar a cidade, que foi logo incendiada.
Apesar de fazer parte da história da guerra de Tróia (ocorrida cerca de 1250 a.C.), a história do cavalo de madeira só foi relatada na 'Eneida' de Virgilio (70-19 a.C).
Depois da guerra, Tróia foi abandonada, sendo mais tarde reconstruída e em 700 a.C, novamente conquistada pelos gregos. A nona e última cidade de Tróia foi ocupada e destruída pelos Romanos em 85 a.C.

No comments:
Post a Comment
Thanks for your comments...