10.14.2011

CIÊNCIA NO BRASIL E NO MUNDO EM 2001

O ano de 2001 foi marcado por importantes acontecimentos científicos:
1. Houve o sequenciamento do genoma humano.
2. Nasceram os primeiros bebês geneticamente modificados.
3. Nasceu o primeiro clone de bovinos no Brasil.
4. Nasceu a primeira águia gerada por inseminação artificial.
5. Estabelecida a sequência do genoma da praga Xylella fastidiosa.
6. Empresa dos Estados Unidos alega que produziu o primeiro clone humano.
7. Governo dos Estados Unidos autoriza uso de fetos humanos para a produção de células-tronco.
8. Descoberto doze planetas fora do Sistema Solar, um com atmosfera. 
9. Descoberto os canais de água em Marte.
10.Descoberto as ruínas de Heraklion no Egito e as cavernas de Cussac na França, ambas com valioso acervo histórico.
Fevereiro


CÓDIGO GENÉTICO – Genoma humano é seqüenciado


Em 12/2, cientistas do Projeto Genoma Humano e da empresa norte-americana Celera Genomics divulgam o seqüenciamento de 95% do genoma humano. Eles descobrem que o ser humano possui cerca de 30 mil genes. Uma mosca tem pouco mais que um terço disso, o que leva à conclusão de que os ingredientes dos seres vivos são poucos e simples e que complexas são suas estruturas. Inicialmente, esperava-se que o número de genes humanos chegasse a 100 mil. Entre outras conclusões está a de que um indivíduo da espécie humana possui cerca de 220 genes herdados de bactérias. As informações do código genético poderão ajudar a sanar doenças incuráveis ou de difícil tratamento, como o câncer e o diabetes.


Março


CLONAGEM – Brasil tem primeiro clone bovino


Em 21/3 cientistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) anunciam o nascimento, em 17/3, de uma bezerra clonada. Diferentemente da ovelha Dolly, clonada em 1997 na Escócia, a bezerra brasileira não é uma cópia idêntica de nenhum de seus pais. Vitória, com é chamada a bezerra, foi clonada a partir da célula de um embrião de cinco dias, o que significa que ela é um cópia de uma vaca que não nasceu.


Abril


TURISTA ESPACIAL – Milionário faz viagem espacial


Em 30/4 o milionário norte-americano Dennis Tito, de 60 anos, após uma curta preparação, chega à Estação Espacial Internacional a bordo da cápsula espacial russa Soyuz. Ele pagou US$ 20 milhões para se tornar o primeiro turista espacial. Dois cosmonautas russos também participam da viagem. Apesar dos protestos da Nasa, o chefe da agência espacial russa, Yuri Koptev, disse, em 29/4, que Moscou já está analisando os próximos candidatos a turista no espaço. Essa é uma forma de a Federação Russa captar recursos financeiros para seu programa espacial.


ESPAÇO – Descobertos 11 planetas


Em 5/4 o Observatório de Genebra, na Suíça, anuncia que uma equipe internacional de astrônomos descobriu 11 planetas fora do sistema solar. As descobertas elevam para 63 o número de exoplanetas (fora do nosso sistema solar), todos descobertos a partir de 1992.


GENÉTICA – Unesp inaugura primeiro banco de genes do país


Em 24/4 a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), no campus de Jaboticabal, inaugura o Laboratório de Estocagem e Distribuição de Clones ou Brazilian Clone Collection Center (BCCC), o primeiro banco de grande porte de genes da América Latina e o segundo do mundo. O laboratório vai manter clones gerados pelo Projeto Genoma da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). São 75 mil clones de genes: 61 mil de cana-de-açúcar e o restante de seis microorganismos cujos genomas já foram seqüênciados ou estão em processo de seqüênciamento. O BCCC venderá, pela internet, clones para pesquisadores interessados em realizar estudos genéticos ou desenvolver produtos biotecnológicos, como plantas transgênicas.


Maio


REPRODUÇÃO – Primeira águia é gerada por inseminação artificial


Em 28/5 os pesquisadores escoceses Graham Wishart, biólogo, e Andrew Knowles-Brown, especialista em falcoaria, anunciam o nascimento da primeira águia concebida com o uso de sêmen congelado. O filhote é de uma espécie ameaçada de extinção – a águia-dourada. A experiência abre caminho para preservar qualquer espécie de pássaro. Até então, apenas duas aves de rapina haviam sido geradas por inseminação artificial, ambas nos Estados Unidos: um falcão-peregrino e um francelho-americano.


GENÉTICA – Nascem primeiros bebês geneticamente modificados


Em 4/5 cientistas do Instituto de Medicina Reprodutiva e Ciências de Saint Barnabas, de Nova Jersey, EUA, anunciam o nascimento dos primeiros bebês geneticamente modificados. Segundo os pesquisadores, os bebês nasceram por meio da técnica conhecida como transferência citoplasmática: os médicos injetam em um óvulo de uma mulher infértil o citoplasma do óvulo sadio de outra mulher. Com o citoplasma, são injetadas suas organelas, entre elas a mitocôndria, que carrega 13 genes da doadora. Esses genes não influenciam as características físicas do bebê mas alteram as células que dão origem aos gametas, ou células sexuais, e são transmitidos para outras gerações.


Junho


ARQUEOLOGIA – Ruínas de cidade egípcia revelam tesouro da antigüidade


Em 7/6 o arqueólogo francês Frank Goddio apresenta um dos maiores tesouros arqueológicos descobertos nas últimas décadas. São estátuas colossais de bronze e pedra quase intactas, jóias, armas e placas de pedra com inscrições preservadas encontradas no que sobrou da cidade egípcia de Heracliom, cujas ruínas submersas foram encontradas há um ano. A cidade era citada em lendas gregas e em alguns relatos históricos até ser achada no fundo do Mediterrâneo, na baía de Abuquir. Erguida no século IV a.C., Heracliom foi submersa há mil anos, possivelmente por um terremoto.


GENÉTICA – Fapesp conclui genoma de praga da uva


Em 22/6 cientistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) apresentam nos Estados Unidos a conclusão do seqüenciamento genético da linhagem da bactéria Xylella fastidiosa, responsável pelo mal de Pierce, doença que ataca as videiras da Califórnia. A conclusão do genoma da Xylella da uva é considerada fundamental para descobrir os mecanismos de infecção e as causas da praga que afeta as plantações. Em 2000, a Fapesp concluiu o mapeamento genético da bactéria Xylella fastidiosa que ataca os laranjais.


Julho


ARQUEOLOGIA – Descoberta caverna com pinturas de 28 mil anos


Em 5/7, o espeleólogo Marc Delluc divulga a descoberta de gravuras rupestres na caverna de Cussac, no vale Dordogne, no Oeste da França. As pinturas têm entre 22 mil e 28 mil anos e retratam animais selvagens, bestas híbridas, aves e mulheres em imagens eróticas. Elas se encontram em uma câmara de 900 metros de comprimento, com cerca de 15 metros de largura e 10 de altura. No local havia também restos de cinco pessoas. O sítio pré-histórico, entretanto, não poderá ser visitado por turistas por ser extremamente frágil. O chão da caverna é de argila instável e as paredes, de pedra calcárea, são porosas, suscetíveis a mudanças de temperatura. Além disso, o nível de gás carbônico nas passagens subterrâneas é bastante alto. A caverna de Cussac é o segundo maior sítio pré-histórico de arte rupestre descoberto na França em menos de uma década. O outro foi o conjunto de galerias cheias de pinturas na garganta de Ardeche.


Agosto


GENÉTICA – Estados Unidos aprovam uso de embrião em pesquisas


Em 9/8, a imprensa americana anuncia que os Estados Unidos vão financiar estudos com embriões humanos para obtenção de células-tronco. A permissão para a pesquisa, com financiamento público, é limitada: só podem ser usados embriões descartados por clínicas de reprodução assistida e com autorização expressa dos casais. Continua proibida a criação de embriões exclusivamente para estudos. A pesquisa com células-tronco embrionárias promete revolucionar a medicina. Essas células têm capacidade de formar qualquer tecido do corpo humano e podem ser usadas para criar órgãos em laboratórios ou tratar lesões, como as da paralisia. Para religiosos, políticos conservadores e grupos contrários ao aborto, a decisão do presidente George Bush representa uma quebra de promessa de campanha. Esse tipo de pesquisa já é realizado livremente nos Estados Unidos por empresas privadas.


ASTRONOMIA – Descoberto sistema binário como o solar


Em 16/8, a imprensa norte-americana anuncia que astrônomos da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram na constelação da Ursa Maior o primeiro sistema multiplanetário no qual os planetas apresentam órbitas quase circulares, como as do Sistema Solar. Um gigante do tamanho de Júpiter é observado em órbita da estrela amarela 47 da Ursa Maior, a 51 anos-luz da Terra. O novo planeta tem massa igual a 75% da massa de Júpiter. Anteriormente, outro gigante, com duas vezes e meia a massa de Júpiter, havia sido detectado ao redor da mesma estrela.


ASTRONOMIA – Descobertos em Marte canais de água


Em 7/8 é divulgado que um estudo da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, detectou em Marte enormes vales congelados possivelmente formados no passado por enchentes catastróficas. A descoberta reforça a hipótese de que Marte tenha sido um planeta quente e úmido, capaz de abrigar seres vivos. Os vales foram localizados com a ajuda de imagens da sonda Mars Global Surveyor (MGS). Com até 200 quilômetros de largura, são dez vezes mais largos que os de Kasei, região com o maior sistema de canais já identificado em Marte.


Outubro


NOBEL MEDICINA – Norte-americano e britânicos são premiados por descoberta que pode levar a novos tratamentos contra o câncer


Em 8/10 são anunciados os ganhadores do Prêmio Nobel de Medicina: um pesquisador norte-americano e dois britânicos. A premiação deve-se a descobertas sobre o processo de divisão celular que poderão levar a novos tratamentos contra o câncer. Leland Hartwell, diretor do Fred Hutchinson Cancer Research Center em Seattle (EUA), R. Timothy Hunt e Paul Nurse, ambos do Imperial Cancer Research Fund (Inglaterra), vão dividir o prêmio de 1 milhão de dólares. Eles descobriram moléculas reguladoras do ciclo celular, processo pelo qual as células crescem, duplicam seus cromossomos e se dividem para formar novas células. A compreensão desse mecanismo é essencial para identificar alterações cromossômicas em células cancerosas, o que pode servir para estudos sobre novas drogas e diagnósticos.


NOBEL QUÍMICA – Descoberto método para produzir remédios com a forma benigna das “moléculas quirais”


Em 10/10, Ryoji Noyori, da Universidade de Nagoya, no Japão, e os norte-americanos K. Basrry Sharpless, professor do Instituto de Pesquisa Scripps, em La Jolla (Califórnia, EUA), e William Knowles, químico industrial aposentado e ex-pesquisador da Monsanto, em Saint Louis (EUA), recebem o Prêmio Nobel de Química de 2001. Os cientistas descobriram que as “moléculas quirais” têm composição química idêntica mas arquiteturas invertidas, como a imagem de alguém no espelho. Embora quimicamente idênticas, essas moléculas têm efeitos biológicos distintos. A talidomida é um exemplo dessa propriedade. O remédio, usado por mulheres grávidas na década de 60, produzia dois efeitos – enquanto uma molécula combatia as náuseas da mãe, a outra produzia má-formação do feto. Com a descoberta, tornou-se possível produzir remédios, como antibióticos, antiinflamatórios e betabloqueadores, apenas com a forma benigna da molécula.


NOBEL FÍSICA – Dois norte-americanos e um alemão descobrem gás que “harmoniza” os átomos


Em 9/10, os norte-americanos Eric Cornell e Carl Wieman, da Universidade do Colorado, em Bouldere, o alemão Wolfgang Ketterle, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts,nos EUA, ganham o Prêmio Nobel de Física. Eles identificaram o gás ultracongelado, um novo estado da matéria, que faz com que milhões de átomos parem de vibrar desordenadamente e passem a se comportar como se fossem um conjunto harmônico, afinado e bem direcionado. O fenômeno pode ajudar no desenvolvimento de produtos eletrônicos menores e mais rápidos.
Novembro


CLONAGEM – Empresa anuncia ter feito clone humano


Em 26/11, a empresa norte-americana Advanced Cell Tecnology (ACT) anuncia a primeira clonagem de um embrião humano da história. Os cientistas afirmaram ter usado a mesma base do processo utilizado na clonagem da ovelha Dolly, em 1996: substituíram o DNA de um óvulo humano pelo DNA do núcleo de uma célula adulta de pele humana. O óvulo fecundado morreu poucos dias depois. Os diretores da ACT garantiram que o objetivo da experiência não era criar um ser humano clonado, mas obter, a partir do embrião, células-tronco que podem transformar-se em qualquer tipo de célula do corpo humano e ser usadas para o tratamento de diversas doenças.


ESPAÇO – Descoberto planeta extra-solar com atmosfera


Em 27/11, quatro pesquisadores norte-americanos anunciam ter descoberto o primeiro planeta extra-solar com atmosfera. O astro é um gigante gasoso, cuja massa corresponde a 70% de Júpiter, maior planeta do sistema solar e foi descoberto a partir de análise das imagens fornecidas pelo telescópio espacial Hubble.


Fonte: Almanaque Abril. Compilado e editado para ser postado por Leopoldo Costa.

No comments:

Post a Comment

Thanks for your comments...