Encantado, é uma pequena cidade de colonização italiana no vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. Quando Arri deixou a cidade para tentar a sorte em São Paulo, ela contava com uma população de pouco mais de 15.000 habitantes. A humilde família Coser na sua pequena propriedade rural criava porcos. Encantado é conhecida pela sua suinocultura e realiza anualmente no mês de junho a SuinoFest. Hoje seu rebanho suíno (o décimo nono do estado) é de 54.000 cabeças.
Arri tinha 14 anos e veio encontrar seu irmão Jair que era cinco anos mais velho e havia desistido de estudar para ser padre em Aparecida e trabalhava como garçom numa churrascaria à margem da via Dutra. Jair conseguiu para o irmão um emprego como lavador de pratos. Economizaram uns trocados e mudaram para o Rio de Janeiro indo trabalhar como garçons numa churrascaria mais chique. Certamente, sabiam do sucesso de Neodi Mocellin com o seu 'Porcão', pois Encantado faz limite com o município de Nova Bréscia, a terra natal de Mocellin.
Em 1980, depois de viver economizando dinheiro dos salários e das gorjetas, decidiram voltar para Porto Alegre. Associando com seus conterrâneos e amigos, os irmãos Aleixo e Jorge Ongaratto, compraram no centro da cidade uma simples churrascaria chamada 'Fogo de Chão'. A churrascaria só atendia de quinta feira a domingo com o serviço à la carte. Com a experiência que os irmãos Coser tinha adqurido, melhoraram o cardápio e aos domingos passaram a oferecer 'espeto corrido'(rodízio). A casa aumentou a clientela e recebia muitos elogios, passando a servir rodízio todos os dias da semana.
Em 1985 Arri e Jair abandonaram a sociedade da churrascaria de Porto Alegre e no início de 1986 inauguraram em São Paulo, em Moema, a sua primeira churrascaria, com capacidade para 180 pessoas, que também foi denominada 'Fogo de Chão'. Apesar de naquela época a cidade de São Paulo contar com quase 150 churrascarias e estar vivendo a 'febre do rodízio', a loja fez sucesso oferecendo no rodízio além dos cortes nobres de bovinos, costela, cupim, costeleta de cordeiro, carne de porco e frango. Segundo o próprio Arri, numa entrevista, seus concorrentes ofereciam lautos bufês, com centenas de iguarias, para engambelar o cliente e deixá-lo com menos fome e a 'Fogo de Chão' servia carne de qualidade à vontade. Parece ter razão, por que quem se propõe a ir a um rodízio é para comer carne. Em 1989 reformaram a churrascaria que passou a oferecer 280 lugares.
Arri costumava passar as férias nas estações de esqui nos Estados Unidos. Em 1992, durante uma destas férias, manteve contato ocasional com algumas pessoas que conheciam a churrascaria em São Paulo, que conversaram sobre o tamanho do mercado norte americano para este tipo de churrasco. Ele achou a possibilidade de abrir uma churrascaria nos Estados Unidos interessante e voltando ao Brasil passou a estudá-la com o seu irmão Jair. A ideia amadureceu e em 1997 foi inaugurada a primeira loja no Texas, na cidade de Dallas, que foi notícia em suplementos culinários e muito comentada. Jair, sem saber falar a lingua inglesa, mudou-se para a cidade para dirigir o novo empreendimento. Demorou três anos para surgir a segunda casa em Houston e depois no rítmo de uma churrascaria nova por ano, surgiram as lojas de Atlanta, Chicago e outras treze. 'Fogo de Chão' (fogudishaun) é quase sinônimo de churrasco para os norte americanos.
Atualmente a rede 'Fogo de Chão' conta com 23 churrascarias. Sete no Brasil: São Paulo (Moema, Santo Amaro e Vila Olímpia), Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Rio de Janeiro. Dezeseis nos Estados Unidos: Dallas, Houston, Atlanta, Chicago, Austin, Baltimore, Beverly Hills, Denver, Indianapolis, Kansas City, Miami Beach, Minneapolis, Philadelphia, San Antonio, Scottsdale e Washington DC.
A rede dos Estados Unidos fatura bem mais do que a rede do Brasil, sendo comandada por Jair Coser e a brasileira é comandada por Arri.
Juntas faturam próximo a 120 milhões de dólares por ano, servem 2 milhões de clientes, que consomem mais de 2.500 toneladas de carnes e 290 mil garrafas de vinhos.
A rede tem uma variedade de 350 rótulos de vinhos de todos os recantos do mundo, que foi destaque na revista especializada 'Wine Spectator'e a loja Moema foi consagrada pela revista Veja-São Paulo como a melhor churrascaria rodizio da cidade.
Não deixe de ver também!
A REDE RUBAYAT DE RESTAURANTES : http://stravaganzastravaganza.blogspot.com/2011/03/o-sucesso-da-rede-rubayat-de.html
HISTÓRIA DO "FILÉ DO MORAES"
:
HISTÓRIA DA CHURRASCARIA 'PORCÃO' :
HISTÓRIA DO RESTAURANTE 'DINHO'S PLACE'
:
RESTAURANTE CA'D'ORO :
WESSEL, NOVO CONCEITO EM CARNES :
BASSI, CRIADOR DO 'STEAK DO AÇOUGUEIRO'
:
RESTAURANTE 'LE COQ HARDY' :
RESTAURANTE 'LE SAINT HONORÈ' :
FASANO - GASTRONOMIA E BOM GOSTO :
RESTAURANTE MASSIMO :
No comments:
Post a Comment
Thanks for your comments...