1846 - O futebol é criado na Inglaterra
1894 - Introdução do futebol no Brasil
1896 - 1ª Olimpíada Moderna
1902 - Começa o Campeonato Paulista de futebol
1920 - 1ª participação brasileira em Olimpíada e 1º ouro (tiro)
1930 - 1ª Copa do Mundo de futebol
1952 - 1ª ouro olímpico brasileiro no atletismo (salto triplo)
1958 - Brasil é campeão mundial de futebol
1959 - Brasil é campeão mundial de basquete
1962 - Brasil é bicampeão mundial de futebol
1964 - A tenista Maria Esther Bueno vence pela 3ª vez Wimbledon
1970 - Brasil conquista sua 3ª Copa do Mundo
1972 - 1º título brasileiro na F-1 (Emerson Fittipaldi)
1992 - 1º ouro olímpico em esporte coletivo (vôlei masculino)
1994 - Brasil é campeão mundial no basquete feminino e tetracampeão de futebol
1997 - O tenista Gustavo Kuerten conquista Roland Garros
GOVERNANTES E ESPORTES
Washington Luis
O presidente entre 1926 e 1930, que tinha como lema "governar é abrir estradas", praticava e estimulava as bandeiras, como eram chamados à época os ralis.
Getúlio Vargas
No Estado Novo (1937-1945), promoveu espetáculos esportivos populares, mas cultivava o golfe, modalidade de elite, e usava essa prática na sua propaganda política.
Do diário de Getúlio Vargas
2.fev.1937
O jogo de football entre argentinos e brasileiros em Buenos Aires, transmitido por informantes exaltados, deu lugar a algumas explosões inconvenientes...
27.mar.38
...à tarde, iniciei-me no jogo de golf
16.jun.38
A perda do team brasileiro para o italiano causou uma grande decepção e tristeza ao espírito público, como se se tratasse de uma desgraça...
3.mar.40
Golf, chuva, gripe, cinema
8.mar.42
Golf. Consta o afundamento de um outro navio mercante brasileiro em águas americanas
Jânio Quadros
Adepto do pebolim e da caça, o presidente que renunciou em 1961 usou o símbolo esportivo de "pendurar as chuteiras" para anunciar, em 1988, que não seguiria na política depois de seu mandato como prefeito de São Paulo
Emílio Médici
Fanático pelo Grêmio e pelo Flamengo, Médici (1969-1974) foi o presidente-torcedor, visto com frequência no Maracanã com seu radinho na orelha. Foi acusado por João Saldanha de ter forçado sua saída do comando da seleção de futebol e de ter pressionado para incluir o atacante Dario na equipe.
Fernando Collor
Foi carateca na juventude, chegando a ser campeão brasiliense. Na década de 80, foi dirigente do time alagoano CSA. Durante seu governo (1990-1992), posava de esportista, fazendo cooper e até treinando com os jogadores da seleção brasileira de futebol.
D. Pedro I
Desde a época de príncipe, ele se dedicava à equitação, à caça e ao tiro. Com habilidade em carpintaria, o imperador construiu uma mesa de bilhar e acessórios, com os quais depois jogou o esporte de salão. Hoje em dia, a família real brasileira mantém a tradição do hipismo. Mas há quem destoe: D. João de Orleans e Bragança, bisneto da princesa Isabel, praticava surfe.
Campos Salles
O ciclismo era seu esporte favorito do mandatário entre 1898 e 1902. Ele costumava sair do Palácio do Catete, então sede de governo, em direção à praia do Flamengo, andando de bicicleta com sua família.
Rui Barbosa e Hermes da Fonseca
Os dois contendores da campanha presidencial de 1910 aparecem em caricatura em uma luta greco-romana, esporte popular à época. Barbosa foi o primeiro incentivador da educação física nas escolas, e Hermes começou sua carreira militar na artilharia a cavalo.
Juscelino Kubitschek
O presidente entre 1956 e 1961 tinha simpatia pelo Botafogo. Ele costumava receber esportistas em audiências no Palácio do Catete, como Garrincha e a tenista Maria Esther Bueno, e visitava as concentrações e os treinos das equipes.
João Goulart
O presidente entre 1961 e 1964 foi volante destro das equipes juvenis do Cruzeiro de São Borja e do Inter-RS, de chute forte e marcação dura, mas uma infecção que afetou sua perna esquerda o afastou dos campos de futebol e o deixou manco por toda a vida.
João Batista Figueiredo
Praticava cooper, musculação e hipismo. Na Granja do Torto, sua residência em Brasília, tinha uma pista de saltos e ficou célebre por afirmar que preferia o cheiro dos cavalos ao do povo. O presidente que governou entre 1979 e 1985 é torcedor fanático do Fluminense.
Itamar Franco
Com 1,77 m de altura, o presidente entre 1992 e 1994 foi, na juventude, ala de basquete e depois treinador de uma equipe feminina da modalidade em Juiz de Fora (MG). Como embaixador na Organização dos Estados Americanos, em Washington, planeja acompanhar a NBA, a liga norte-americana de basquete.
Fernando Henrique Cardoso
Avesso aos esporte, o presidente praticava natação e caminhadas por recomendação médica.
FRASES
"Sou América, mas gosto muito do Atlético, do Cruzeiro e de todos os nossos valorosos clubes do interior"
Tancredo Neves, às vésperas da eleição ao governo mineiro.
"(Torço para o) Corinthians, claro. Mas já fui sócio do Palmeiras. Fora de São Paulo, torço para o Santos. E, se a Portuguesa ganhar, não fico triste"
Fernando Henrique Cardoso, na eleição pela Prefeitura de São Paulo em 1985
Publicado na 'Folha de S. Paulo' pela editoria de Esportes em 16 de setembro de 1997. Adaptado e ilustrado para ser postado por Leopoldo Costa.
No comments:
Post a Comment
Thanks for your comments...