A LAJE É GOURMET. Colocamos três chefs para se virar nos 30 em um típico churrascão no terraço.
Toda a arte do improviso do brasileiro pode ser perfeitamente exemplificada por um evento do qual todos nós já participamos. O churrasco na laje é um momento de tanta malandragem, de tanta procrastinação que a grande graça da coisa toda é decidir fazer a confraternização sem qualquer vestígio de estrutura. Juntam-se umas mesas, arranjam-se talheres, racha-se a conta da carne. A churrasqueira pode ser um carrinho de supermercado com papel alumínio embaixo. Por aí. Com esse espírito, reunimos três chefs de cozinha renomados para homenagear o churrascão na laje. E não pense que aliviamos para os intrépidos Carlos Bertolazzi, do Zena Caffe e do recém inaugurado Spago, Renata Cruz, do Amici, e Alexandre Cymes, da Cervejaria Nacional. A Revista levou os três para uma laje na Vila Medeiros, Zona Norte da cidade, cuja dona é a tia de Clayton Mendes, o sous-chef do restaurante Mocotó, que fica lá pertinho.
A proposta era que cada um fizesse receitas que complementassem bem seu churrasquinho, para você ir um pouco além do coxão duro esturricado sem gastar muito e ainda pagar de bacana. Para facilitar, uma excelente churrasqueira móvel e a proximidade com o Mocotó, que ofereceu bebida, talheres e o próprio Clayton, que ajudou muito em tudo. De resto, era tudo igualzinho a todos os outros churrascos da Vila Medeiros (aliás, havia ao menos umas 20 lajes ali ao alcance de nossa vista, todas esperando uma carne para ser assada). Tinha até um labrador desengonçado- que depois foi devidamente rebocado- pronto para mijar e batizar todas as comidas e equipamentos da produção. A hora de preparar o banquete mostrou que os três chefs não tinham nem um pingo de frescura. Em pouco tempo, Alexandre Cymes já estava picando a pimenta e o coentro da marinada do seu frango, equilibrando a tábua numa estreita muretinha. Bastava uma lufada de vento para os temperos caírem lá embaixo.
E estava ventando. Bertolazzi, por sua vez, também finalizou sua salada em uma mureta, e os acompanhamentos de Renata Cruz vieram todos nos famosos tupperwares (ou tapeués).Carios Bertolazzi caprichou em uma salada russa (que é, na verdade, receita italiana) e Renata Cruz trouxe um vinagrete de banana e fez uma farofa com queijo e feijão-fradinho. ]á Alexandre Cymes foi quem pilotou de fato a churrasqueira. Ele fez uma coxinha de asa na cerveja e um sanduíche de mortadela com queijo meia cura. De quebra, Alexandre também ensina como fazer uma boa costela, para você sair um pouco do coxão duro, do patinho e ... do gatinho.
A seguir, todas as receitas para você também turbinar sua laje.
Receitas
COXINHA DE ASA NA CERVEJA
INGREDIENTES. 500 g de coxinhas de asa de frango.
MARINADA.l lata de cerveja pilsen, 2 colheres de sopa de melado de cana, 1 unidade de pimenta dedo-de-moça picada, 2 dentes de alho picados grosseiramente, 1 ramo de coentro picado.
PREPARO. Misture todos os ingredientes da marinada, acrescente o frango e deixe descansar na geladeira por, no mínimo, 12 horas. Asse na churrasqueira por 20 minutos e sirva imediatamente.
SANDUICHE DE MORTADELA COM QUEIJO MEIA-CURA
INGREDIETES. 4 pãezinhos (francês, bisnaga, etc.), 8 fatias de mortadela, 4 pedaços de queijo meia-cura.
PREPARO. Coloque o queijo sobre duas fatias de mortadela e feche como se fosse um envelope. Leve à churrasqueira o queijo derreter. Aqueça o pão na churrasqueira, recheie com a mortadela e o queijo e
VINAGRETE DE BANANA
INGREDIENTES.12 unidades de banana-nanica, 1 cebola-roxa grande, 120 ml de azeite extra virgem, suco de 2 limões, 4 unidades de pimenta dedo-de-moça sem semente, salsinha, sal a gosto, açúcar a gosto.
PREPARO. Corte as bananas ao meio e depois em rodelas. Regue os pedaços de banana com o suco de limao e reserve. Pique as pimentas, a cebola e a salsinha. Misture todos os demais ingredientes às bananas. Sirva imediatamente.
FAROFA DE FEIJÃO-FRADINHO E MUSSARELA
INGREDIENTES. 500 gde farinha de mandioca torrada, 1 cebola média em brunoise, 200 g de mussarela em cubos, 120 g de feijão-fradinho cozido, 100 g de manteiga, salsinha, sal.
PREPARO. Cozinhe o feijão-fradinho e reserve. Em uma panela, derreta a manteiga, refogue a cebola, agregue o feijão e a farinha. Acerte o sal, retire do fogo, acrescente a salsinha e os cubos de queijo. Sirva morna.
INSALATA RUSSA
INGREDIENTES. 500 g de batata, 250 g de cenoura, 250 g de ervilha fresca, 300 g de maionese, 50 g de pepino em conserva, 2 ovos cozidos, azeite extra virgem a gosto, vinagre a gosto, sal e pimenta a gosto.
PREPARO. Corte a batata e a cenoura em cubos pequenos, aproximadamente do tamanho das ervilhas. Cozinhe a batata em água com sal por cerca de dez minutos, mantendo-a ainda firme. Retire e transfira para um bowl com água e gelo. Cozinhe a cenoura por cerca de sete minutos ou até que esteja no ponto e transfira para o mesmo bowl. Cozinhe por último a ervilha. Pique o pepino em conserva em pedaços pequenos e misture aos outros ingredientes, incorporando a maionese, o azeite e o vinagre. Em seguida, acrescente sal e pimenta. Pique os ovos cozidos e jogue por cima. Guarde na geladeira antes de servir.
COSTELINHA DE PORCO
As receitas fornecidas pelos três chefs são belos complementos de um churrascão. Mas, para quem quer também sofisticar na carne, pode experimentar esta costelinha que o chef Alexandre Cymes ensina a fazer abaixo:
INGREDIENTEs Meio kg de costela de porco carnuda.
MARINADA. 2 dentes de alho cortados grosseiramente, 1 cebola pequena cortada em pétalas, sal a gosto, pimenta-do-reino em grão a gosto, 2 ramos de alecrim, l lata de cerveja brown ale.
PREPARO. Misture os ingredientes da marinada, acrescente a costelinha e deixe na geladeira por, no mínimo, 12 horas. Coloque a costelinha em uma assadeira junto com a marinada, cubra com papel alumínio e asse até ficar bem macia, em forno baixo (140 oC), por, no mínimo, quatro horas. Quando estiver no ponto, tire da marinada e deixe esfriar. Asse na churrasqueira para dourar por 10 minutos, passe o molho barbecue e sirva.
Texto de Juliano Coelho publicado nas pag. 70 a 73 da Revista Sexy Edição 385, janeiro de 2012, como 'Laje é Gourmet'. Digitalizado, adaptado e ilustrado para ser postado por Leopoldo Costa. (Fotos de Codo Meletti).
No comments:
Post a Comment
Thanks for your comments...