Capa da primeira edição |
Enquanto percorria o extraordinário texto de Nilton Bonder procurava, como é hábito entre os escritores, uma palavra que sintetizasse a emoção desta leitura. Finalmente, encontrei-a: encanto. Sim o texto me encanta, não se trata de um encanto simples, mas múltiplo, complexo. Como judeu, sinto-me encantado ao ver um rabino, jovem ainda, desvendar numa linguagem simples e ai mesmo tempo poética, a milenar sabedoria do judaísmo, tomando como ponto de partida algo tão prosaico quanto é o alimento. Como escrito, encanta-me ver as metáforas que o tema propicia, a arte da metáfora tendo sido, como se sabe, levada à perfeição pelos mestres hassídicos. Como médico, encanta-me o inusitado da abordagem num assunto que quase sempre é árido. E, finalmente, como leitor comum, é com encanto - com o prazer do texto - que saboreio estas reflexões.
Primeira parte da trilogia que inclui A Cabala do Dinheiro e A Cabala da Inveja, em A Cabala da Comida o rabino Nilton Bonder discute a questão da obesidade sob uma perspectiva mais ampla, propondo uma reflexão sobre a alimentação como um sistema profundo e complexo.
No livro, o autor aborda, dentro da tradição judaica, especulações e o que realmente se conhece sobre dieta e o simbolismo dos alimentos. São considerados obesos todos os que se encontram insatisfeitos em sua relação com a comida, seja no plano físico, da sociabilidade, das emoções ou do espírito.
Capa da última edição |
Para detectar os maus impulsos e se livrar deles é preciso seguir a fórmula apresentada pelos mestres, composta de três estágios: cabala (receber), no qual nos permitimos viver o desejo de caminhar até a geladeira e abri-la, em vez de lutar contra ele e camuflá-lo; achnaá (domínio/autocontrole), quando lutamos para sobrepujar nossos fantasmas sem o auxílio da comida; e amtaká (adoçamento/purificação), etapa em que promovemos uma transformação, trocando a compulsão alimentar pelo compromisso com uma vida saudável.
Ter consciência da essência energética dos alimentos e de como eles são produzidos, não desperdiçar comida e praticar a moderação à mesa são iniciativas que contribuem para o sucesso na batalha contra a obesidade. A Cabala da Comida nos mostra que vida é uma grande dieta, na qual precisamos estar em sintonia com a saúde, em todos os níveis.
Livro: A CABALA DA COMIDA
Autor: Nilton Bonder
Editora: Rocco
Primeira Edição: 2004
Edição Consultada: 2010
Páginas:144
Formato : 14x21 cm
Resenha publicada no jornal "Folha de S. Paulo" adaptada e ilustrada para ser postada por Leopoldo Costa.
No comments:
Post a Comment
Thanks for your comments...