Infecção por citomegalovírus elevaria risco
Citomegalovirus agindo (cor roxa) |
SINTOMAS COMO OS DA GRIPE
No estudo, os pesquisadores queriam descobrir que efeitos o CMV teria no organismo de idosos. Segundo o Centro de Controle de Doenças dos EUA, ao chegar aos 40 anos, entre 50% e 80% da população já foi infectada pelo micro-organismo, da família do vírus da herpes, e transmitido por contato com saliva, urina e outros fluidos corporais, como por um beijo.
O CMV, muitas vezes, é chamado de "vírus do beijo". Em geral, as vítimas nem percebem que foram atingidas, já que seus sintomas — febre, dor de garganta, fadiga e inchaço de glândulas — são facilmente confundidos com os da gripe. O problema é que não há vacina ou tratamento específicos e, uma vez infectada, a pessoa convive com o vírus o resto da vida. Apesar de, na maior parte das vezes, o micro-organismo permanecer inativo, ele pode provocar infecções crônicas, “estressando” o sistema imunológico.
Isso faria com que o corpo atacasse as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina ou abriria caminho para um ataque a estas células pelo próprio vírus. No estudo, dos 549 idosos participantes, 80% tinham tido contato com o CMV e 15% desenvolveram diabetes do tipo 2. Entre os infectados, 17% ficaram diabéticos; enquanto apenas 7,9% dos livres do CMV também tinham a condição. Segundo o virologista Amilcar Tanuri, professor da UFRJ, a pesquisa é interessante, mas precisa ser replicada para se saber se o aumento do risco de diabetes também vale para populações de outras faixas etárias e países, como o Brasil. — Acho que seria válido um estudo focado na população brasileira, já que temos alta taxa de infecção pelo CMV e um grande número de pessoas de idade com sinais de resistência à insulina — diz.
O QUE É O CITOMEGALOVIRUS
TIPO. É um herpes-vírus e tem relação com micro-organismos que provocam herpes simplex, catapora e mononucleose.
SINTOMAS. A maioria dos infectados não adoece, e o poucos que ficam doentes têm sintomas parecidos aos de uma gripe.
DIAGNÓSTICO. Em geral, por meio de exames de sangue, que procuram por anticorpos e outros marcadores de contato com ele.
Texto de Cesar Baima publicado no jornal "O Globo" de 29 de agosto de 2012. Adaptado e ilustrado para ser postado por Leopoldo Costa.
No comments:
Post a Comment
Thanks for your comments...