Queijaria da Serra da Estrela |
O famoso queijo da Serra da Estrela, de Portugal, tem um descendente no estado de Minas Gerais: o queijo-de-minas artesanal da Serra da Canastra. Foram os primeiros portugueses que habitaram o estado de Minas Gerais, no período do ouro, que trouxeram as matrizes do queijo. Nos registros históricos da Associação dos Produtores de Queijo da Serra da Canastra consta que D. João VI incentivava a produção do queijo-de-minas artesanal. A iniciativa era parte da primeira preocupação em disciplinar as atividades econômicas no Brasil, já que as riquezas das minas de ouro se esgotavam. O viajante francês Auguste de Saint-Hillaire descreveu em 1820 a produção de queijo em São João del Rei. De lá veio a família Faria Leite que, em 1860, se instalou na Serra da Canastra e levou as técnicas da produção do queijo. Atualmente, a maioria dos sitiantes fabricam o queijo, do modo como foram ensinados pelos tataravós.
De sabor picante e encorpado, consistência macia e firme e massa compacta, o canastra é um queijo de massa crua, que pode ser encontrado em três estágios: fresco, meia cura e curado. Uma receita típica local é o joão-deitado. Uma “quitanda” – comida ligeira servida na hora do lanche – que só existe na Serra da Canastra.
A Receita do João-Deitado
Aqueça o forno a 210oC (alto) ou o forno a lenha por 1 hora. Descasque 900 g de mandioca, rale e coloque numa bacia grande com o caldo escorrido (reserve um pouco do caldo). Junte 50 g de manteiga derretida, 1 xícara (chá) de queijo canastra curado ralado, 1 ovo e uma gema, 1 pitada de fermento em pó, 1 pitada de sal, 3 xícaras (chá) de açúcar, se quiser, um pouco de pimenta cumarim e misture. Divida 5 folhas grandes e maduras de bananeira em 25 quadrados de 40 x 24 cm. Molde uma barrinha de 5 x 35 cm de massa em cada quadrado, regue com um pouco do caldo, dobre as bordas livres para dentro e feche. Asse até a folha de bananeira dourar bem. Se preferir salgado, elimine o açúcar e aumente o sal. Rendimento: 15 porções.
Receita de Emilinha de Lima Faria, adaptada e executada pela chef Heloisa Bacellar, do Atelier Gourmand.
Texto de Guta Chaves publicado na revista "História Atual" ano I, edição 12 de outubro de 2004. Adaptado e ilustrada para ser postado por Leopoldo Costa
"QUEIJO MINEIRO DESCENDENTE DO DA SERRA DA ESTRELA"???
ReplyDeleteSó o "simples" fato de "Queijo de Minas" ser feito a partir de leite bovino e usando coalho animal (ou industrial)e o "Queijo Serra da Estrela" ser feito - exclusivamente - a partir de leite de ovino e coalhado com uma infusão vegetal, de cardo selvagem, faz essa afirmação - descendente - ser absolutamente errada (ou enganosa).
Quanto muito, descendente dos tantos queijos, de leite bovino, tradicionais portugueses...
Penso que o artigo se refere à técnica, de resto como bem diz tudo o resto è naturalmente diferente.
Delete