12.20.2012

CARDÁPIO MORTAL


Parece loucura, mas tem muito doido por aí que lambe os beiços só de pensar em "iguarias" como um sashimi de peixe venenoso ou uma saladinha de cogumelos mortais. Confira um menu matador com os quitutes mais perigosos do mundo - e bom apetite! Ou funeral!...



Entradas 

MANDIOCA BRAVA FRITA

Esta “delicia” é naturalmente temperada com linamarina, uma substância tóxica que libera cianidreto- o mesmo gás usado na execução de condenados à morte! Para azar dos gourmets, o gosto amargo é a única maneira de diferenciar essa mandioca-brava, fatal, de sua “prima” inofensiva. Para nossa sorte, contudo, se ela for preparada corretamente, rende produtos inócuos, como farinha e tucupi, espécie de molho típico do Norte do Brasil.

MIX FALTAL DE COGUMELOS

(salada com cinco tipos de fungos selvagens )

AMANITA PHALLOIDES



O “cogumelo da morte” estimula o sistema digestivo do início ao fim, causando vômitos violentos e uma baita diarréia. Perda de peso, coma e, por fim, a morte são os acompanhamentos naturais do quitute.

CHILOROPHYLLUM MOLYBDITES

Para melhor apreciação desta iguaria – e salvar a pele -, é preciso beber bastante água por alguns dias após o consumo. Do contrário, prepare-se para diarréias, vômitos e uma desidratação fatal.

INOCYBE GEOPHYLLA

Além de dar água na boca, este cogumelo causa transpiração e faz chorar, pois estimula as glândulas que produzem saliva, suor e lágrimas. Altas doses podem gerar dores, visão turva e a morte por falência cardíaca ou respiratória.

PSILOCYBES CUBENSIS

Usado com restrições em alguns rituais religiosos, este ingrediente dá o colorido da saladinha fatal, com toques alucinógenos e psicodélicos ao gosto do freguês. É extremamente perigoso, sobretudo para as crianças.

COPRINUS ATRAMENTARIUS

Este não faz mal sozinho –mas, ao menor contato com álcool, ativa seu veneno no corpo… Por isso, não dá para tomar um goró nem passar um perfuminho por 72 horas após o consumo. Do contrário, o resultado são taquicardias, dificuldades respiratórias e até a morte.

SALADA DE SABUGADA VERDE

Embora as folhas do sabugueiro sirvam para o preparo de chá – que é indicado para tratar doenças respiratórias – , alimentar-se do fruto verde dessa árvore pode causar vômito e diarréia até coma e, eventualmente, a morte

QUEIJO VIVO

O queijo italiano Casu Marzu já foi servido na ME(mundo estranho) de fevereiro como o mais podre do mundo, lembra? Pois ele também garantiu seu lugar em nosso menu letal. E que ele é feito a partir de leite e de larvas de mosca que saltam até 15 cm, ficando direto no olho do degustador! Além disso, a “iguaria” , proibida no comércio, pode causar infecção intestinal e diarréia hemorrágica .

Pratos Principais


BARRACUDA ENCANTADA

Presente em algas marinhas, a substância letal ciguatoxina vai se acumulando ao longo da cadeia alimentar, de peixinho em peixinho, até aparecer em altas doses no corpo dos peixes maiores. Daí, quando alguém degusta algum peixão, como a barracuda, que esteja contaminado, os efeitos são os mais malucos: o sujeito inverte as sensações de quente e frio – gelo queima, fogo dá calafrios-, imagina que está perdendo os dentes e pode até empacotar de vez no meio da “viagem”…

PEIXADA CHAPADA

Aqui temos um mix de dois peixes letais do Pacífico. Tão perigoso quanto o baiacu, o silver-stripe blassop deve ser bem limpo- uma mordida acidental no fígado, nos órgãos reprodutores ou na pele pode causar paralisia quase instantânea. No caso do peixe-pedra, o risco esta no preparo: o cozinheiro precisa ser perito para retirar a espinha dorsal do bicho, que é super venenosa.

MEXIDO DE POLVO COM CALDA DE LAGOSTA

Tentáculos de polvo vivo, importados da Coréia do Sul, sacodem o paladar de aficionados em todo mundo. Mas, antes de experimentar o San Nak Ji, é preciso considerar se vale a pena correr o risco de morrer com as ventosas dos tentáculos entaladas na garganta, como rola como pelo menos seis coreanos, todos os anos. Como acompanhamento, o rabicó da lagosta não fica atrás e também pode bloquear a passagem de ar dos comedores afoitos.

ARROZ COM PEQUI



Aqui,a ameaça não é o inocente arrozinho nosso de cada dia, mas o pequi - ingrediente típico do Centro-Oeste brasileiro. Recomenda-se cuidado na hora de provar a fina polpa do fruto, que cobre uma camada de espinhos e, por isso, precisa ser raspada com os dentes.  Morder o pequi com gosto é garantia de que a língua e o céu da boca vão sair espetados - o que até não ser mortal, mas causa um estrago danado...

MAIONESE DE MATAR!

Tem rango que, mesmo inofensivo. pode causar intoxicações da pesada se não for consrvado ou manipulado de forma adequada. É o caso da malfadada maionese - que, facinho, desenvolve bactérias do gênero salmonela - e de conservas e enlatados. que podem acumular a mortal toxina botulínica.

ESCONDIDINHO DE PORCO


Em geral,o cozimento completo de qualquer carne é suficiente para eliminar os vermes, pela alta temperatura. Contudo, uma bistequinha de porco malpassada pode conter trichinella spiralis e teania solium, vermes que se espalham pela corrente sanguínea e podem se instalar em músculos e locais mais delicados, como olho e cérebro, causando desde dores musculares até danos visuais e neurológicos.

GOTAS DE ALERGIA!

Alguns alimentos são totalmente inofensivos in natura - mas não para pessoas alérgicas a esses rangos. Para pessoas alérgicas a frutos do mar, amendoim, soja, lactose - proteína do leite - e outros ingredientes, a ingestão de pequenas quantidades desses alimentos pode causar reções prejudiciais à saúde e até mortais!

Matéria de Tiago Jokura, Rômulo Pacheco, Fabrício Miranda e Lauro Henriques Jr. publicado na revista "Mundo Estranho", edição 89, julho de 2009. Adaptado e ilustrado para ser postado por Leopoldo Costa.


No comments:

Post a Comment

Thanks for your comments...