12.08.2012

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA APURA CASO DE VACA LOUCA NO PARANÁ


País aguarda resultado de análise feita no Reino Unido com amostra de animal supostamente infectado.
Caso teria ocorrido há cerca de dois anos; se confirmado, país, grande exportador, pode sofrer restrições.


O Ministério da Agricultura deve se pronunciar hoje sobre um possível caso de doença da vaca louca ocorrido no Estado do Paraná há  de dois anos.

Segundo a Folha apurou, o governo brasileiro aguarda o resultado de testes realizados no Reino Unido com amostras do animal para confirmar se de fato ocorreu a doença, inédita no Brasil.

O país é um dos principais fornecedores mundiais de carne bovina. Neste ano, as exportações deverão superar os US$ 5 bilhões.

Se o caso for confirmado, o produto brasileiro poderá sofrer restrições em vários mercados. No entanto, por se tratar de um caso isolado e passado, a extensão de um embargo tenderia a ser reduzida.

Atualmente, o Brasil tem um status de risco considerado “insignificante” na OIE (Organização Mundial para a Saúde Animal)para esse tipo de doença, ao lado de países como Argentina e Chile.

O caso mais recente de doença bovina de grandes proporções no Brasil foi a ocorrência de febre aftosa em Mato Grosso do Sul, em 2005, quando o país sofreu sérias restrições no mercado externo. Alguns países só voltaram a comprar a carne brasileira recentemente.

Os EUA foram o palco do mais recente caso de mal da vaca louca, em abril.

ENTENDA

A encefalite espongiforme bovina, nome científico do mal da vaca louca, foi identificada pela primeira vez no Reino Unido, em 1985.

A doença provoca a degeneração do sistema nervoso central.

A doença se caracteriza pela aparição de sintomas de nervosismo nos bovinos, que os leva invariavelmente à morte num período que pode variar de um a seis meses.

Nos humanos, a versão da encefalite espongiforme bovina leva o nome de mal de Creutzfeldt-Jakob. A doença provoca a perda da coordenação motora e leva o doente à demência e à morte.

Texto de Mauro Zafalon publicado na "Folha de S. Paulo" de 7 de novembro de 2012. Adaptado e ilustrado para ser postado por Leopoldo Costa.

No comments:

Post a Comment

Thanks for your comments...