4.16.2015

ÁGUA MINERAL: UM ARTIGO DE LUXO



Hoje, a água já pode ser considerada um artigo de luxo, contendo classificação de qualidade comparada a dos vinhos. Benefícios ou status? A escolha é sua!

Nada melhor do que beber um copo d'água quando se está com muita sede, não é mesmo? Mais ou menos. A água se tornou muito mais que um simples "matar a sede". A tendência, agora, são as águas de luxo que prometem purificar até a alma. O refrescar proporcionado por um gole da bebida envolve ainda mais atrativos para os consumidores. Entre benefícios à saúde e o status alcançado pelo simples ato, muitas pessoas já estão aderindo à ideia e comprando o novo artigo de luxo. O negócio é o seguinte: uma linda garrafa, com design sofisticado e luxuoso e água ainda mais purificada, de preferência, oriunda de fontes vulcânicas. Muitas vezes, elas são engarrafadas sem que haja nenhum contato com o ser humano. Mas, para ter essas exclusividades e mimos, o que acha de desembolsar até R$ 120 mil por uma "simples garrafinha"de água?

A expressão "a preço de ouro" nunca caiu tão bem como agora. A Acqua di Crista lio é considerada a água mais cara do mundo. Seu preço se deve, principalmente, a sua exclusivíssima garrafa, que leva nada mais, nada menos, que ouro e prata, em formato de estatueta. Criada pelo designer Fernando Altamirano, a obra de arte é uma inspiração clássica e homenagem ao artista italiano Modigliani. Tudo isso, para engarrafar um preciso líquido retirado de uma fonte em Fiji, na Indonésia. A preciosidade tem edição limitada e chega a valer mais que U$ 60 mil.

Para aqueles menos endinheirados, o Acqua di Cristallo está disponível em uma versão mais simples, conhecida como Blue Ice, por"apenas" € 285. E, o melhor: quem quiser beber desta fonte estará contribuindo para que 15% de todas as vendas sejam doados a instituições que abraçam às causas do aquecimento global.

Outro exemplo que já está no topo da preferência dos paladares mais exigentes das celebridades milionárias é a Bling H20, marca norte-americana que surgiu para figurar no mundo do luxo, em tapetes vermelhos de Flollywood e de flashes do mundo inteiro. Com edições limitadas e design exclusivo, as garrafas são de vidro congelado, podendo ser reutilizadas, com linhas de produção diferenciadas, feitas à mão e com um detalhe de invejar principalmente as mulheres: as embalagens levam aplicações de cristais swarovski, sendo fiel ao nome, uma gíria que faz referência a joias.

A água é colhida de fontes naturais em Dandridge (Tennessee-EUA), tem consistência leve e promessas de goles suaves e sutilmente adocicados ao final da experiência. O balanceamento do PH da água ocorre naturalmente em nove estágios do processo de refinamento e microfiltragem que inclui, ainda, ozônio e ultravioleta. Além disso, esta "delícia" é certificada internacionalmente pelo controle de qualidade da NSF.

Inicialmente, a água da Bling era consumida principalmente pelas celebridades e pelos atletas. Já foram vistos bebendo desta luxuosa fonte Jamie Foxx, Ben Stiller e o cachorro de Paris Hilton. Mas, para os anônimos que também querem usufruir desse benefício, a água já está disponível ao público e brilha em sofisticados restaurantes de Nova Iorque. Os criadores da Bling H20 também vendem a garrafa como reutilizável e reabastecível: um gostinho para lá de especial para exibi-la pelos quatro cantos do mundo e mostrar o quão moderno e ecologicamente correto você é.

Assim como a Bling H20, outras marcas investiram pesado neste mercado e lançaram suas preciosidades a preço de ouro.

A Fillico, por exemplo, é uma marca japonesa que possui garrafas cheias de estilo. As embalagens são todas decoradas com cristais e a tampa, que também é feita pela joalheira Swarovsky, é inspirada na coroa usada pelo imperador Frederico II. Sua fonte fica em Kobe (Japão) e uma garrafinha dessas chega a custar o equivalente a R$ 450. Um verdadeiro mimo para aqueles que estão aderindo à tendência.

A Europa também conta com águas de matar a sede de qualquer um, mas, para poucos privilegiados. A bola da vez é a Elsenham. O aquífero de onde é retirado o líquido fica na Inglaterra. Segundo o fabricante, a produção ainda é feita de forma artesanal. A água é rica em minerais como ferro e cálcio e cada garrafa pode chegar a custar R$ 80.


As mais acessíveis

Outra delícia do lado oriental do mundo é a Finé. A fonte dessa água está localizada na região vulcânica próxima ao Monte Fuji, no Japão. Segundo o fabricante, o líquido é engarrafado sem que ocorra nenhum contato de qualquer pessoa ou poluentes. Ou seja: para cada sortudo que consumir uma garrafa da bebida, uma certeza: o primeiro contato do líquido com o ser humano é na sua boca. Uma garrafa de 700ml custa, em média, R$ 25.

A 420 é fabricada na península de Banks, na Nova Zelândia, local repleto de extintos vulcões. É no solo desta região que se encontra a fonte de água da marca. Com embalagem diferenciada, exclusiva e sofisticada, a garrafa já ganhou diversos prêmios pelo design inovador e ousado. Cada uma delas custa, em média, R$ 20.

Para os apreciadores das águas sofisticadas, temos mais uma dica imperdível, e bem mais acessível. A marca Veen tem sua fonte de água localizada em Konisaajo, no Norte da Finlândia. É de lá que também vem o nome da marca: Veen Emonem, que significa Mãe das Águas em finlandês. O líquido é considerado muito puro e cada garrafa de 600ml custa, em média, R$ 15.

Uma surpresa ao mercado mineiro

O ano que vem reserva uma surpresa para o bom apreciador de águas puras, leves e cristalinas. Belo Horizonte receberá um novo produto para concorrer com as mais qualificadas águas extraídas de fontes do mundo inteiro. Esta preciosidade está-localizada em uma fonte mineira, nativa da pureza de uma área de proteção ambiental do Estado, contando com o mínimo de contato com o ser humano. A proposta é fazer com que a degustação de um bom vinho se torne uma experiência ainda mais exclusiva, acompanhada por uma água que esteja à altura da bebida. Para isso, a consultora Luana Caldeira, diretora executiva da 2 Pontos: Wide Business, elaborou um Planejamento Estratégico para posicionamento da marca no mercado, além de desenvolver o conceito, o nome, o design da embalagem e toda a asses-soria de marketing necessária. Com previsão de lançamento para junho de 2013, o nome ainda está trancado a sete chaves. Uma coisa é certa: para quem é realmente criterioso na escolha do vinho, o brinde ficará ainda mais saboroso e harmonioso.

Texto de Izabela Beirão publicado com o título de "Vamos Degustar uma... Água" na revista "Minas em Cena" Ano II, nº 17, Belo Horizonte MG. Adaptado e ilustrado para ser postado por Leopoldo Costa.


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