4.13.2024

Apóstolo Paulo era um farsante?



Os textos de Paulo dão a entender que sim. Não conviveu com Jesus e se dizia apóstolo do próprio. Ele nunca esteve na Galácia e o autor do livro de Atos (Lucas/Plutarco) disse que, Paulo esteve lá. Muito dos lugares narrados nas cartas que tiveram a presença de Paulo, na verdade, foram idealizados, ou seja, ele não esteve de fato no local que disse ter estado. 

Outro exemplo, Paulo não conhecia os detalhes da igreja romana, ele usa suas habilidades subjetivas para delinear ornamentos e nuances hipotéticas desse local. Paulo também usa o "método socrático" para dialogar frequentemente com um parceiro imaginário, levantando questões ou objeções potenciais, além de confrontar com conclusões errôneas. Os diálogos propostos nas cartas não refletem a presença de oponentes reais em Roma ou quaisquer impasses com esses oponentes, como aqueles enfrentado na Galácia e em Corinto. 

De todas as Cartas, apenas sete são consideradas genuínas de Paulo. Sua data de nascimento e morte são questionáveis. Clemente, um senador romano da dinastia Flaviana, foi amigo de Paulo, com quem teve um relacionamento próximo.

Não menos importante, Paulo também respeitava a casa de César, isto é, toda a administração romana e liderança dos romanos em território palestino. 
"Todos os santos vos saúdam, especialmente os que são da casa de César". Filipenses 4.22 
"Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas". Romanos 13:1 

Texto de Alexandre Xavier publicado no site Quora. Adaptado e ilustrado para ser postado por Leopoldo Costa

No comments:

Post a Comment

Thanks for your comments...