Leopoldo Costa
O papa João XXIII, que chamava Angelo José Roncalli, nasceu na cidade de Sotto il Monte, perto de Bérgamo, de uma pobre familia de camponeses. Começou a estudar com a ajuda de um vigário e mais tarde entrou no Seminário de Bérgamo.
O papa João XXIII, que chamava Angelo José Roncalli, nasceu na cidade de Sotto il Monte, perto de Bérgamo, de uma pobre familia de camponeses. Começou a estudar com a ajuda de um vigário e mais tarde entrou no Seminário de Bérgamo.
- Em 1900 quando tinha 19 anos foi para Roma para estudar Teologia no Seminário Apollinário. Ordenou-se sacerdote em 1904.
- Em 1905 já era secretário do bispo de Bérgamo e logo depois professor do seminário da cidade.
- Participou da Primeira Grande Guerra Mundial como capelão militar e após o término da guerra foi nomeado cônego da catedral de Bérgamo.
- Em 1921 o papa Bento XV o nomeou prelado e presidente da 'Propaganda Fide'.
- Em 1924 foi sagrado bispo e enviado à Bulgária como visitador apostólico.
- Em 1934 esteve na Grécia e Turquia também como visitador apostólico.
- Em 1944 foi nomeado núncio apostólico em Paris, substituindo monsenhor Valeri, suspeito de ter colaborado com os nazistas e portanto, afastado a pedido de Charles de Gaulle.
- Em 1953 foi nomeado cardeal patriarca de Veneza.
- Em 1958, no dia 28 de outubro, foi eleito para substituir o papa Pio XII.
Em 11 de outubro de 1962 abriu o concílio Vaticano II.
Durante o seu pontificado de 5 anos publicou 8 encíclicas. Entre elas repercutiu bastante a 'Mater et Magistra' de 1961 que manifesta a posição da Igreja em relação aos problemas sociais, políticos e econômicos do mundo moderno e a 'Pacem in Terris' de 1963 que indica os rumos para que a paz entre os povos se torne possível.
Em 1963 recebeu o prêmio 'Balzan' por sua obra a favor da paz.
Faleceu de câncer aos 3 de junho de 1963 com 82 anos de idade.
É dele que destacamos:
Os 10 mandamentos de serenidade de João XXIII
SÓ POR HOJE
- Só por hoje tratarei de viver exclusivamente este meu dia, sem querer resolver os problemas da minha vida, todos de uma vez.
- Só por hoje terei o máximo cuidado com o meu modo de tratar os outros: delicado nas minhas maneiras; não criticar ninguém, não pretenderei melhorar ou disciplinar ninguém senão a mim.
- Só por hoje me sentirei feliz com a certeza de ter sido criado para ser feliz não só no outro mundo, mas também neste.
- Só por hoje me adaptarei às circunstâncias, sem pretender que as circunstâncias se adaptem todas aos meus desejos.
- Só por hoje dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, lembrando-me que assim como é preciso comer para sustentar o meu corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a vida da minha alma.
- Só por hoje praticarei uma boa ação sem contá-la a ninguém.
- Só por hoje farei uma coisa de que não gosto e se for ofendido nos meus sentimentos procurarei que ninguém o saiba.
- Só por hoje me farei um programa bem completo do meu dia. Talvez não o execute perfeitamente, mas em todo o caso, vou fazê-lo. E me guardarei bem de duas calamidades: a pressa e a indecisão.
- Só por hoje ficarei bem firme na fé de que a Divina Providência se ocupa de mim, mesmo se existisse somente eu no mundo- ainda que as circunstâncias manisfestem o contrário.
- Só por hoje não terei medo de nada. Em particular, não terei medo de gozar do que é belo e não terei medo de crer na bondade.
"DURANTE DOZE HORAS DE UM DIA POSSO FAZER BEM O QUE ME DESANIMARIA, SE PENSASSE QUE TERIA QUE FAZÊ-LO DURANTE TODA A MINHA VIDA".
,

No comments:
Post a Comment
Thanks for your comments...