3.15.2011

HISTÓRIA DA RAÇA RETINTA

Leopoldo Costa


Segundo estudiosos a raça Retinta é derivada do tronco étnico denominado Bos taurus turdetamus, originário do Oriente Médio, que bordejando o norte da África, acompanhando as tribos Semitas, alcançou o sul da península Ibérica através do estreito de Gibraltar.  

Deve ter chegado a península seguindo os deslocamentos das populações que usavam o mesmo ponto para atingir o continente europeu. 


Na lenda mitológica dos trabalhos de Hércules, um deles foi o de capturar os bois do gigantesco monstro Gerião. Para fazer isto, Hércules primeiro matou o gigantesco monstro  que tinha três corpos, seis braços e seis asas, e capturou os bois que eram vigiados por um cão de duas cabeças e um dragão de sete. Estes bois eram da raça Retinta.


A raça desenvolveu-se nas regiões de Andaluzia e Extremadura na Espanha, uma parte do país que apresenta invernos muito frios e verões quentes e secos. Ali se aprimorou pela seleção natural e  expandiu para outras partes do território espanhol, sendo hoje a Raça Nacional da Espanha com o maior rebanho do país.

A estirpe com maior número de animais é a Tamerone, que foi melhorada na região de Cadiz na Finca Las Lomas.


Foi durante muito tempo considerada apenas uma raça de animais de tiro e lida. Puxava os carros e carroças que transportavam lã, trigo e carvão interligando as cidades espanholas. Era tão importante para a economia da época este tipo de transporte, que em 1447 os Reis Católicos Fernando e Isabel criaram uma entidade que congregava estes carreteiros.

Durante o período das Grandes Navegações, eram os animais da raça que embarcavam em Sevilha para acompanhar as expedições para vir trabalhar na América. Ajudou a formar as diversas raças Crioulas, presentes em todos os países de colonização ibérica.


No final do século XIX foi desenvolvida a sua aptidão para carne e  no início do século XX a Associação Geral dos Ganaderos da Espanha começou a fazer o registro genealógico que em 1933  foi transferido  para o Ministério da Agricultura. 

Em 1970 foi criada  a 'Asociación Nacional de Ganado Vacuno Selecto de Raza Retinta', reconhecida pelo governo em 1975, que passou a cuidar deste registro genealógico.


Os animais têm pelagem  vermelha variando de escura, a retinta, até a mais clara que são mais comuns nas regiões costeiras.

O macho da raça pesa entre 660 kg a 1000 kg e tem uma altura média de 140 cm. A fêmea pesa entre 380 kg e 590 kg e tem uma altura média de 136 cm.  


No Brasil chegaram alguns animais da raça no início do século XX e a Argentina importou os primeiros animais em 1980.

3 comments:

  1. Muito oportnas as informações contidas na - História da Raça Retinta - da lavra do Leopoldo Costa. Gostaria que o ilustrado pesquizador fizesse uma abordagem sobre a importância do gado retinto na formação do gado curraleiro no Brasil.

    ReplyDelete
  2. gostei muito desta informação .
    hj mesmo ate passou no globo rural sobre esta raça ,entao gostaria de saber se ja existem exemplares destes animais aqui no brasil porem ja que a sua importamcia com outros cruzamentos sera de suma importancia para o mercado da carne no brasil .

    ReplyDelete
  3. Olá Leopoldo,

    Gostaria de informações de como se faz o manejo desta Raça Retinta? Grato.

    ReplyDelete

Thanks for your comments...