Leopoldo Costa
A raça tem como ascendente os ovinos de lã de fio longo da Idade Média e foi desenvolvida em Romney, uma região de terras acidentadas, entremeadas de pântanos ("marsh") no condado de Kent, sul da Inglaterra. Por isso antes era chamada de Romney Marsh. O desenvolvimento aconteceu nas últimas décadas do século XVIII e estabelecida como raça em 1800. Grandes melhoramentos, como o cruzamento com reprodutores Leicester, foram realizados por Robert Bakewell (1725-1795).
A primeira exportação de 20 animais da raça aconteceu em 1853 para a Nova Zelândia, que em 1856 recebeu mais trinta cabeças. A raça desenvolveu bastante naquele país que em 1904 criou a ‘Associação dos Criadores de Romney Marsh da Nova Zelândia’ para incentivar a propagação da raça e graças ao trabalho deles em 1965, três quartos do rebanho neozelandês era de Romney e continua aumentando.
Ali esta raça evoluiu para um tipo mais compacto, mais baixo e de lã de melhor qualidade que o Romney inglês e o que se cria na América do Sul.
Já o Romney australiano representa um meio termo entre o inglês e o neozelandês, mas é também superior àquele que se cria no Brasil.
É também conhecido por Kentish devido ao nome do condado que lhe deu origem.
Depois da raça Corriedale, a Romney Marsh é hoje a mais difundida no Rio Grande do Sul, não só em rebanhos puros como também mestiços.
A fêmea pesa de 75 a 90 kg e o macho entre 100 a 120 kg. A lã cobre todo o corpo, inclusive barriga e membros. Apenas a cara e em torno dos olhos são livres de lã, revestidos de pelos brancos com algum pigmento preto na pele. As narinas são pretas, as orelhas revestidas de pelo ou lanugem branca. Os cascos são pretos e a pele rosada clara.
Corpo cilíndrico e volumoso, um tanto atarracado e compacto, com bons pernis. O tórax profundo, com costelas muito bem arqueadas e cobertas. As espáduas grandes e largas, bem ligadas às partes vizinhas. Membros curtos, fortes, volumosos e aprumados, com ossatura forte.
A Romney Marsh é uma raça de dupla aptidão, produtora de excelente carne e velos de bom peso e rendimento. A lã é meio lustrosa, a mais densa e fina de sua categoria, porém as mechas são ainda abertas. A Nova Zelândia selecionou um tipo de Romney de esqueleto mais leve, menor, produtor de lã de melhor qualidade. Os cordeiros aos 12 meses pesam 70 kg e os capões 120 kg aos 2 anos de idade.
Embora não seja uma raça muito prolífica, é muito rústica e resistente às moléstias das patas e aos vermes, por cujo motivo é indicada para as terras mais argilosas e mais úmidas, desde o Rio Grande do Sul até Minas Gerais.
No comments:
Post a Comment
Thanks for your comments...