Leopoldo Costa.
Seu verdadeiro nome é Marcos Guardabassi e nasceu em São Paulo em 1948. É um empresário brasileiro do setor gastronômico e o fundador da grife de carnes Bassi, sendo um inovador na maneira de apresentação dos cortes da carcaça bovina, criador do "Bombom" e do "Steak do Açougueiro". O "Bombom" é obtido do miolo da alcatra e o "Steak do Açougueiro" ou "Tender Steak" também é obtido de uma parte não valorizada da alcatra. O "Bombom" tem a maciez de um filé mignon, porém com o sabor marcante da alcatra. É uma carne ideal para quem faz dieta, pois é saborosa mesmo não sendo rica em gordura. O "Steak do Açougueiro", é um pedaço de carne da parte superior da alcatra de aproximadamente 100 a 150g,que recebe esse nome porque diz a lenda que os açougueiros que realmente conhecem carne não a vendem, reservam para consumo próprio, e é considerada a carne mais macia de todo o boi.
Marcos com treze anos de idade vendia como ambulante, buchos e miúdos bovinos e suinos nas ruas da Moóca e do Bexiga, bairros tradicionais da colonia italiana.
Em 1976 fundou a Central Frigorífica de Carnes Bassi, para atender restaurantes que sentiam a falta de fornecedores de qualidade, utilizando o processo de maturação e a embalagem a vácuo da carne já pronta para ir para a grelha. Na sua empresa havia a separação de carnes de cortes nobres e de cortes comuns. As primeiras usavam à marca Bassi e era as que eram vendidas aos restaurantes da cidade de São Paulo, enquanto as consideradas menos nobres como patinho e coxão duro eram comercializadas para as cozinhas industriais e lanchonetes. Devido à crescente demanda pelos seus produtos a infra-estrutura de câmaras frigoríficas da central triplicou em menos de um ano, passando de três para nove câmaras frias.
Começou a explorar o ramo de restaurante e instalou no bairro do Bexiga em 1979 o seu restaurante-churrascaria Marcos Bassi, sendo que até hoje permanece na mesma rua Treze de Maio, com o seu 'Templo da Carne'. O estabelecimento passou por uma ampla reforma, transformando-se em um complexo gastronômico destinado especialmente aos apreciadores da carne. Prezando sempre pela qualidade do serviço e pelo conforto dos clientes, a casa praticamente dobrou sua capacidade e abriga agora um gazebo com jardim, cuja decoração remete-nos às vilas européias. O centro do salão ganhou um mostruário com todos os cortes do restaurante. O espaço também passou a contar com uma loja de carnes, onde é possível encontrar todos os cortes servidos no local para ser levados para casa. É um dos mais tradicionais e respeitados restaurantes de São Paulo vencendo durante quatro anos consecutivos o "Prêmio Gula", promovido pela revista Gula, na categoria "a melhor churrascaria clássica", da cidade. O estabelecimento havia sido consagrado pela sexta vez como "o melhor restaurante de carnes do Brasil", pelo Guia Brasil 2009.
Em 1999 vendeu a marca Bassi para o Grupo Marfrig, que hoje comercializa os produtos com a marca em diversos supermercados e lojas de carne.
No comments:
Post a Comment
Thanks for your comments...