11.26.2011

A HISTÓRIA DO CAFÉ SOLÚVEL.


Leopoldo Costa

O café solúvel foi inventado pelo químico estadunidense de origem nipônica Satori Kato em 1901 ( outros dizem 1881), porém ficou comercialmente conhecido apenas em 1938 quando a Nestlé lançou o seu produto ‘Nescafé’.

A produção de café solúvel pode ser feita por ‘spray-drying’ ou por liofilização. Para qualquer uma das técnicas útilizadas, é necessário que se acrescente água na hora de preparar a bebida.
O café instantâneo por secagem ‘spray-drying’ é produzido com a infusão do café em grandes recipientes, que são aquecidos para evaporar a água. São formados cristais que é o café solúvel.
O café por liofilização é feito transformando-se a infusão recém-preparada num extrato, que é congelado em cubos. Os cubos são amassados e colocados em câmaras pressurizadas. A umidade é retirada sob a forma de gelo, restando os cristais de café solúvel. O café liofilizado conserva mais o aroma e o sabor do café fresco , entretanto, seu custo é maior do que o do ‘spray-drying’.
Nesse processo, para se aumentar a velocidade de solubilização, as partículas são umedecidas, aglomeradas e secas novamente. Quanto menor a partícula, mais fácil é a sua dissolução. O café solúvel deve ser embalado com o máximo 3% de umidade.

1 comment:

  1. Pelo jeito a invenção do café solúvel é meio polêmica, mas, provavelmente, por causa do processo de produção. Embora por vários anos se tenha pensado que Satori Kato o tenha inventado, depositando a patente em 1901, posteriormente se descobriu que o neozelandês David Strang depositou uma patente anos antes, em 1890. Mas, ainda mais cedo, em 1881, o francês Alphonse Allais já havia depositado a patente. Todas elas, contudo, citavam uma "essência de café", apesar de ser, no fim das contas, um pó de café solúvel. A Nestlé desenvolveu em 1938 um processo de produção na Suiça semelhante ao de seu leite em pó, a pedido do governo brasileiro, preocupado em dar destino a safras de café com baixo preço.

    ReplyDelete

Thanks for your comments...