Leopoldo Costa
O Grupo Vestey foi proprietário de diversas companhias de navegação, dentre elas a ‘Blue Star Line’ criada com a finalidade de transportar a carne resfriada procedente da Argentina, Brasil, Uruguai e outros países onde a família tinha grandes fazendas de criação e matadouros frigoríficos.
A companhia foi registrada em 28 de novembro de 1911 e as primeiras viagens ocorreram em 1912. O objetivo era transportar ovos e outros produtos da China. Tinha inicialmente dois navios que foram adquiridos em 1909 e reformados. O ‘Pakeha’ que foi renomeado ‘Broderick’ e o ‘Rangatira’ que foi renomeado ‘Brodmore’.
Antes do início da Primeira Grande Guerra sete navios navegavam com a sua bandeira.
Durante a guerra a frota foi aumentada para 12 navios, para atender a demanda de alimentos para as tropas aliadas. Pelos serviços o Lord Vestey foi condecorado como barão do Império Britânico.
Depois, da guerra desenvolveu também o transporte de passageiros em cinco navios de primeira classe (‘Almeida Star’, ‘Andalucia Star’, ‘Arandora Star’, ‘Avelona Star’ e ‘Avila Star’), que também transportava cargas, eram navios-mistos.
Em 1939 a ‘Blue Star Line’ já tinha 38 navios. Durante a Segunda Guerra Mundial muitos dos navios foram desapropriados pela Marinha britânica e comandados por oficiais militares, abasteceram as tropas dos países que combatiam o Eixo com grande eficiência, mas sofreram a forte ação da Marinha da Alémanha. Foram posto a pique 29 navios da companhia.
Depois, da vitória dos Aliados a ‘Blue Star Line’ recebeu indenização do governo britânico pelos navios afundados e começou a recompor a sua frota.
Foram construídos os navios mistos para carga e passageiros como o ‘Argentina Star’, ‘Brasil Star’, ‘Uruguay Star’ e ‘Paraguay Star’.
Estes navios além de trazer da Europa diversos produtos para os países do Cone Sul, também transportavam as famílias dos funcionários que iriam trabalhar nas fábricas e nas fazendas ou os que iam e voltavam de férias.
Turistas também preferiam o conforto dos navios à viagem de avião. O presidente Jânio Quadros (1917-1992) desde o início da sua carreira política, todo ano passava as férias na Europa viajando pelos navios da Companhia. Conta-se que toda noite o barman tinha que levá-lo bêbado para o camarote. Bebia um litro de uísque envelhecido por noite. No camarote, dona Eloá (sua esposa) tinha que abrir a porta, administrar o vexame e agradecer o rapaz, sabendo que no outro dia tudo se repetiria. Quando renunciou em 1961, Jânio viajou com a família para a Europa, usando um dos navios da Blue Star Line, o ‘Paraguay Star’, conseguindo uma reserva de úlltima hora.o, pois o navio já estava com a lotação esgotada.
Em 1998, a empresa vendeu 24 navios para a norueguesa ‘P & O Nedloyd’ e em 2001 vendeu para a ‘Hamburg Sud’ a estrutura e os barcos remanescentes.
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