11.16.2011

RESTAURANTE 'LE COQ HARDY'


Leopoldo Costa

O restaurante Le Coq Hardy nasceu em 1977 na avenida Adolfo Pinheiro, no Alto da Boa Vista, zona sul de São Paulo. O proprietário Vincenzo Ondei, é um italiano de Bréscia, apaixonado pela França e seus produtos. O objetivo da casa era oferecer a um público qualificado pratos da cozinha clássica francesa. O chef era o cearense José Pereira da Silva, irrepreensivel no preparo de pratos a base de escargots. Agradava bastante.

Em 1994 o restaurante foi transferido para uma área mais nobre no Itaim, a rua Jerônimo da Veiga e para a reinauguração foi contratado o chef francês Erik Jacquin que inovou o cardápio libertando-se da cozinha clássica francesa e adotando uma mescla da clássica com a contemporânea. Importou ervas de Provença, champignons Morilles, trufas de Perigord e tartufo branco de Alba para incorporar nos pratos que criava. Foi um grande sucesso de público e de crítica especializada, passando o restaurante a ser reconhecido entre os melhores da cidade.Em 2002 o chef francês deixou o restaurante e ele começou a decair.

Escreveu na época o expert Josimar Melo da Folha de S. Paulo: '(...) um extremo profissionalismo circunda  o trabalho no restaurante, da organizada cozinha ao serviço no salão. Ocorre apenas que a repetição exaustiva dos pratos, festivais e procedimentos culinários sugere que a casa fique alerta diante de sinais de acomodamento e estagnação (como excesso  no uso de dos cremes nos molhos, que precisa- e cada vez mais- ser cuidadosamente parcimonioso). Isto pode ajudar a manter  em alto padrão pratos como o 'cassolete de escargot', as cavaquinhas no champagne', a galinha d'Angola usada com seu próprio molho (...).
Em 2007 tentando melhorar a imagem foi efetuada uma ampla reforma no salão e a inauguração de um bar em ambiente separado. Foi contratado o chef Pascal Valero para tentar agradar aos frequentadores e a imprensa especializada, mas, não teve muito efeito. Um prato de Valero, 'vieiras grelhadas com coulis de trufas e purê de couve flor caramelizado' fez sucesso e foi bastante solicitado.

Embora programado pelo proprietário para encerrar as atividades em 31 de dezembro de 2008 o serviço foi realmente encerrado em agosto de 2009. A intenção de Ondei era reformar o local e abrir uma casa especializada em massas italianas, mas terminou vendendo o prédio para um grupo turco que inaugurou ali a Brasserie Kosebasi, que embora de muito bom gosto, funcionou apenas um ano.


Não deixe de ver também!


HISTÓRIA DO "FILÉ DO MORAES" :

HISTÓRIA DA CHURRASCARIA 'PORCÃO' :

HISTÓRIA DO RESTAURANTE 'DINHO'S PLACE' :

RESTAURANTE CA'D'ORO :

WESSEL, NOVO CONCEITO EM CARNES :

BASSI, CRIADOR DO 'STEAK DO AÇOUGUEIRO' :

RESTAURANTE 'LE SAINT HONORÈ' :

FASANO - GASTRONOMIA E BOM GOSTO :

RESTAURANTE MASSIMO :

CHURRASCARIA "FOGO DE CHÃO" :


.

No comments:

Post a Comment

Thanks for your comments...