11.16.2011

RESTAURANTE 'LE SAINT HONORÈ'





O sofisticado e caro restaurante francês do Rio de Janeiro foi inaugurado em 1979, na cobertura do Hotel Le  Meridien na avenida Atlântica, no Leme (que funcionava desde 1975), privilegiado com uma espetacular vista da praia de Copacabana e do Corcovado.Tinha capacidade para receber 44 comensais.


O cardápio do restaurante foi criado por Paul Bocuse, o emblemático chef de cozinha francês, hoje com mais de 85 anos de idade, que comandou a cozinha por mais de uma década,treinando competentes sucessores como Patrick Lannes, Laurent Suaudeau, Bernard Trouiller, Vicent Kopersky, Pierre Landry, Dominique Oudin e a sous-chef Ana Ribeiro.  Laurent Suaudeau depois de sair do Le Saint Honoré em 1986 abriu seu próprio restaurante (Laurent) em Botafogo que funcionou com sucesso até 1991, quando mudou-se para São Paulo para fundar uma escola de gastronomia. Em maio de 2003 abriu o restaurante Laurent na alameda Lorena que funcionou até dezembro de 2004 e neste curto espaço de tempo foi considerado o melhor de São Paulo.

O restaurante Le Saint Honoré recebeu diversos prêmios como o melhor restaurante de culinária francesa no Rio de Janeiro, um dos quais pela revista Veja-Rio em 2005, e é considerado o precursor da 'nouvelle cuisine' da França no Brasil. No ano de 2005, quando o hotel  completou 30 anos uma reforma foi executada no restaurante, incluindo uma completa repaginação comandada pela decoradora Janete Costa, deixando-o mais charmoso e chique.


Para as comemoraçoes da reabertura veio de Paris o famoso chef Yannick Papin do  restaurante Michel Rostang, que apresentou para os clientes um menu degustação custando quase 200 reais por pessoa (sem bebidas), composto de 'lagostinhas assadas em brochete de alecrim', 'tomate cereja recheado', 'T bone de cordeiro em casserole' entre outros, fazendo grande sucesso., O restaurante funcionou mais dois anos sendo desativado junto com o hotel Le Meridien em 2007. A última refeição foi servida num sábado, dia 27 de janeiro de 2007 para uma seleta clientela que teve o prazer de degustar os inesquecíveis pratos criados por Bocuse, incluindo o 'musselina de batata-baroa com caviar'. Neste ano o  hotel Meridien do Rio de Janeiro foi vendido para o grupo hoteleiro espanhol Iberostar, passando a chamar Iberostar Copacabana, porém o Le Saint Honoré não foi reativado. Por desacordo sobre os custos das reformas a venda foi cancelada e o prédio do hotel arrematado em 2009  em leilão por 160 milhões de reais pelo grupo hoteleiro Windsor, que o reformou totalmente até aumentando mais 44 apartamentos, reinaugurando-o como Hotel Windsor Atlântica.

Um dos principais sucessos do restaurante que nunca saiu do cardápio era o 'filé de cherne em crosta com molho choron', uma criação de Paul Bocuse. Outros pratos memoráveis eram o 'confit de coxa de pato com torta tartin de cebola' e o 'atum assado com salada de legumes  crocante e vinagrete de salsa.' Até hoje os que frequentavam o restaurante lamentam o seu fechamento que foi uma irremediável perda para a alta cozinha do Rio de Janeiro. Danúsia Barbara,uma respeitada especialista em gastronomia lançou o livro 'Le Saint Honoré: Receitas Originais', sobre os pratos servidos no restaurante.

(Texto de Leopoldo Costa.)

***


Não deixe de ver também!


HISTÓRIA DO "FILÉ DO MORAES" :

HISTÓRIA DA CHURRASCARIA 'PORCÃO' :

HISTÓRIA DO RESTAURANTE 'DINHO'S PLACE' :

RESTAURANTE CA'D'ORO :

WESSEL, NOVO CONCEITO EM CARNES :

BASSI, CRIADOR DO 'STEAK DO AÇOUGUEIRO' :

RESTAURANTE 'LE COQ HARDY' :

FASANO - GASTRONOMIA E BOM GOSTO :

RESTAURANTE MASSIMO :

CHURRASCARIA "FOGO DE CHÃO" :

No comments:

Post a Comment

Thanks for your comments...