6.04.2012

ALIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS


A teoria sempre é mais fácil do que a prática. Todo adulto sabe da importância de incentivar as crianças a desenvolverem hábitos alimentares saudáveis desde cedo, para evitar que elas se tornem obesas ou acumulem condições de saúde que resultem numa vida futura cheia de complicações. Mas, na hora de ensinar, tudo se torna mais difícil. Muitos pais descobrem que precisam aprender lições básicas de nutrição e, muitas vezes, é preciso persistência para garantir que seus filhos sejam saudáveis. Para facilitar, listamos dez dicas práticas desenvolvidas por especialistas da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) que ensinam estratégias para ter sucesso na educação alimentar das crianças:

1. APRENDA A DIZER NÃO: A criança que pode comer de tudo sem limites vai abusar das guloseimas e, consequentemente, das calorias. É interessante ter um dia por semana e situações em que os pais possam ser mais liberais.

2. EVITE LANCHES FORA DE HORA: O ideal é que a criança faça seis refeições por dia e evite beliscar fora dessas horários estabelecidos. Boas opções de lanche são frutas e sucos naturais, sem açúcar.

3. NÃO OFEREÇA COMIDA COMO RECOMPENSA: Frases como “coma toda a sopa para ganhar a sobremesa” passam a ideia de que tomar sopa não é bom e de que a sobremesa é a melhor parte da refeição.

4. EVITE CASTIGAR: Ameaçar castigos para as crianças que não comem o que os pais oferecem só aumenta o ódio delas pela comida. Por isso, nada de frases como “se não comer a salada, não vai ganhar presente”. Fica difícil para qualquer um gostar de salada dessa maneira.

5. NÃO BRINQUE: A hora de comer requer seriedade. Os pais devem evitar distrações como o clássico aviãozinho. Muito mimo é sinônimo de muita manha.

6. SEJA PERSISTENTE: Não ceda ao primeiro “não gosto disso”. A criança tem uma tendência a dizer que não gosta de uma comida que ainda não provou. É importante experimentar e exercitar, para tornar o consumo de alimentos saudáveis um hábito desde os primeiros anos de vida.

7. NÃO SUBSTITUA: Muitas vezes, a criança não quer comer arroz e feijão e os pais cedem dando mamadeira. Esse erro é muito comum, e, se seu filho conseguir lhe convencer da troca uma vez, vai repetir essa estratégia sempre.

8. ‘DESGLAMOURIZE’ A LANCHONETE: Se você tratar as idas a restaurantes como os fast-foods como um programa, ou uma atividade de lazer, a comida de casa vai começar a parecer sem graça para seu filho.

9. VARIE O CARDÁPIO: Não sirva sempre a mesma coisa. Se você oferece muito iogurte para uma criança, ela tende a enjoar. Além disso, faltarão nutrientes em seu cardápio.

10. DÊ O EXEMPLO: Não adianta mandar tomar sucos e beber apenas refrigerante.

Artigo publicado no jornal "O Globo", p. 48, caderno "Saúde e Bem Estar" do dia 3 de junho de 2012. Adaptado e ilustrado  para ser postado por Leopoldo Costa.

No comments:

Post a Comment

Thanks for your comments...