11.08.2012
USO DE TELEFONE CELULAR EM RESTAURANTES
O que é mais vantajoso? Ter um ambiente tranquilo ou ver seu restaurante em Instagrams e afins?
Um restaurante na Califórnia teve uma ideia sensacional: oferecer desconto a clientes que deixarem os celulares na recepção.O Eva, um pequeno bistrô de 42 lugares em Los Angeles,dá 5% de desconto para quem se separar de seus amados aparelhinhos durante o jantar. E o público aprovou: segundo os donos do lugar, desde que a promoção começou, em agosto, quase metade dos clientes aceitou a oferta. “As pessoas gostam da ideia de desligar seus celulares”, disse um dos donos do restaurante ao jornal “L.A.Weekly”. “Eles simplesmente não tiveram a oportunidade de desligar ou de pensar sobre isso.”
Outros estabelecimentos adotaram medidas mais radicais: uma delicatessen no estado norte-americano de Vermont passou a adicionar três dólares à conta de qualquer cliente que usar o telefone no balcão. E um restaurante de Washington D.C., simplesmente proibiu o uso de celulares no local. Será necessário chegar a esse extremo? Não bastaria sugerir aos clientes deixar o aparelho de lado e prestar mais atenção na comida e nas outras pessoas da mesa? Aparentemente, não.
Sob risco de parecer radical, tenho de dizer que aplaudo qualquer medida semelhante. Especialmente por aqui, onde Iphones e Blackberrys já viraram utensílios corriqueiros em restaurantes e as pessoas passam mais tempo fotografando os pratos do que comendo. Donos de restaurante precisam decidir o que é mais vantajoso: ter um ambiente tranquilo e silencioso, onde os clientes possam apreciar a comida em paz, ou ver seu estabelecimento divulgado em Instagrams, Twitters e afins.
Em 1999, quando o uso de celulares ainda não era tão disseminado e os aparelhos serviam “só” para falar, o famoso chef Gordon Ramsay, do programa de televisão “Hell’s Kitchen”, disse que nada o enfurecia mais do que servir um prato para alguém com um celular no ouvido.O que dirá Ramsay hoje, na era do Instagram?
Texto de André Barcinski publicado no caderno "Comida" da "Folha de S. Paulo" de 7 de novembro de 2012, com o título de "Garfo, faca e celular". Adaptado e ilustrado para ser postado por Leopoldo Costa.
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