5.24.2016

POR QUE ALGUMAS MÚSICAS 'GRUDAM' NA CABEÇA?



O sujeito acorda. boceja e, sem mais nem menos. ouve um: "Bota a mão na cabeça que vai começar", vindo do seu cérebro. O tempo passa, ele escova os dentes, toma um café e: "O Rebolation- tion, o rebolation/o rebolation- tion". Já era. A música grudou. Esse fenômeno irritante, que faz com que fiquemos repetindo mentalmente músicas, é chamado de earworm ("minhoca de ouvido"), termo criado pelo professor James Kellaris, da Universidade de Cincinnati.

Quando estamos desocupados ou distraídos. basta pensar rapidamente numa música para o fenômeno acontecer. O que se forma, então, é algo parecido com uma "coceira cerebral". O jeito de amenizar o incômodo é repetir mentalmente a música ad infinitum.

Para descobrir isso. pesquisadores da Universidade Dartmouth. nos EUA, colocaram voluntários para ouvir música. Sem aviso, a música parava. Quando a melodia era conhecida do ouvinte, o córtex auditivo continuava trabalhando, relembrando a melodia. Quando a música era desconhecida, a mente do sujeito ficava vazia. Para ocupar esse espaço, o cérebro começava a repetir o que tinha acabado de ouvir. Estranhamente, mulheres são mais suscetíveis ao fenômeno só não se sabe ainda por quê.

O professor Kellaris diz que qualquer canção pode entrar em looping. "Mas músicas simples, repetitivas e com mudanças inesperadas têm mais probabilidade de grudar", diz. São aquelas formadas por refrões, frases marcantes ou oscilações na voz ... Isso te lembra algo? "O Rebolation é bom, bom O Rebolation é bom, bom, bom...

COMO SE LIVRAR DO CHICLE DE OUVIDO

Dicas rápidas e eficientes contra essa praga.

1. CANTE TUDO
Quando tentamos lembrar "como é mesmo aquela letra?", ficamos parados numa parte da música o dia inteiro. Uma solução é cantar a música inteira, para eliminar de vez o chicle.

2. VIRE O DISCO
Se não pode vencê-los, junte-se a eles. Livrarse totalmente de uma música pode ser difícil Aí o jeito é substituir uma melodia muito irritante por alguma que vá irritá-lo um pouco menos.

3. PENSE MUITO
Ocupe-se. TV não ajuda muito, já a leitura mantém o cérebro trabalhando. Por isso, se ficar com alguma mústca na cabeça depois desta reportagem (sei lá, qualquer uma), continue lendo pra passar.

Texto de Davi Rocha em "Superinteressante" edição 279, junho de 2010, p.45. Adaptado e ilustrado para ser postado por Leopoldo Costa.

No comments:

Post a Comment

Thanks for your comments...