7.22.2016

O CAMINHO DE PEABIRU DE SÃO PAULO





Leopoldo Costa



Peabiru na Língua Geral (tupi-guarani) significa "caminho de mato amassado ) de "pé"- caminho e "abiru" -mato amassado. Houve vários peabirus. Foi por um destes caminhos que Aleixo Garcia (um náufrago português) -   partindo de Santa Catarina atingiu Cusco, capital do Império Inca em 1524, nove anos antes da chegada dos espanhóis.

(http://stravaganzastravaganza.blogspot.com.br/2011/11/aleixo-garcia-e-os-incas.html)

Vamos focalizar aqui o Peabiru de São Paulo. 

O trecho inicial do Caminho de Peabiru, mais tarde chamado de Caminho de Piaçaguera ou Caminho de Paranapiacaba, foi o roteiro mais antigo usado pelos colonizadores para atingir o planalto de Piratininga. 

Iniciava-se na vila de São Vicente, atravessava uma área alagada (hoje parte do município de Cubatão) e prosseguia pela serra do Mar acima até as nascentes do rio Tamanduateí (atual município de Mauá) e daí ao ribeirão Anhangabaú, até o centro histórico de São Paulo. O percurso levava dois dias para subir e um dia para descer.

Este caminho para chegar a São Paulo de Piratininga passava pelas terras dos índios Tamoios, inimigos dos portugueses e tidos como canibais. O caminho era considerado perigoso e apesar de ser movimentado nos tempos da colonização muitos viajantes foram atacados e devorados pelos índios.

Em meados do século XVI, com o objetivo de não despovoar a costa, tornando-a  assim mais vulnerável ao ataque dos piratas, a coroa portuguesa proibiu o transito pelo caminho de Peabiru. Quem fosse apanhado trafegando por ele era preso e até poderia ser condenado à forca. Esta proibição com penalidade tão pesada veio a provocar por falta de uso, a destruição do caminho, que terminou por ser invadido pela vegetação.

No comments:

Post a Comment

Thanks for your comments...