3.22.2017

JESUS NASCEU ANTES DE CRISTO


A neve que lembra o Natal não estava caindo quando Jesus nasceu. E nem ele nasceu no Natal.

Jesus Cristo nasceu em Belém, na Judeia, seis anos antes de Cristo, entre 22 de março e 21 de junho. Um biógrafo que quisesse escrever hoje sobre a vida de Cristo teria de dizer mais ou menos isso se pretendesse exatidão quanto à data do seu nascimento. Mesmo com tanta margem, não estaria livre de errar. As hipóteses de que o Filho de Deus veio ao mundo numa primavera e que o monge Dionísio, o Pequeno, autor do nosso atual calendário - cujo ponto de partida é o nascimento de Cristo - cometeu um erro de cálculo de seis anos, são apenas as mais prováveis, mas não necessariamente certas.

O biógrafo talvez acertasse se dissesse: "Num dia qualquer entre os anos XII e I antes de Cristo". Mas se quisesse errar, deveria dizer que Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, 1968 anos atrás. Por que então se comemora o Natal nesse dia?

O calendário de Dionísio

Nos primeiros tempos do Cristianismo, costumava-se contar o tempo a partir de certos acontecimentos importantes, como a época das Olimpíadas ou a fundação de Roma. No século VI de nossa era, o monge Dionísio, o Pequeno, querendo calcular a data da Páscoa para os anos subsequentes, resolveu criar um novo calendário tomando como ponto inicial o nascimento de Jesus.

Baseou-se para isso na Bíblia. No Evangelho segundo São Lucas, está escrito que João Batista começou a pregar no 15º ano do reinado de Tibério. O mesmo Evangelho diz que Jesus foi batizado por João logo depois, e tinha nessa época uns trinta anos. Dionísio então recuou trinta anos a partir do 15º de Tibério, chegando ao ano 754 da fundação de Roma, em que Cristo teria nascido. O monge, entretanto, se esqueceu de duas coisas importantes:
1 - entre os romanos havia divergências quanto à data considerada como início do reinado de Tibério;
2 - Herodes morreu no ano 750 após a fundação de Roma. Quando Cristo nasceu, ele ainda vivia. Portanto, o início da era cristã não poderia começar em 754, mas quatro anos antes, no mínimo. Acontece que Herodes passou os últimos meses de sua vida, doente, em Jericó.

Segundo a Bíblia, os Reis Magos o encontraram ainda com saúde em Jerusalém. E após receber dos magos a notícia do nascimento de Jesus Cristo o rei ordenou a matança de todas as crianças até dois anos de idade. Isso significa que o rei Herodes fora informado do acontecimento quando Jesus já tinha pelo menos alguns meses de vida ou, no máximo, dois anos. Tudo isso faz os estudiosos situarem o nascimento de Cristo mais ou menos no ano 748 da fundação de Roma ou seis antes de nossa era.

O mistério da estrela

Durante vários dias e noites um ponto luminoso guiou os três Reis Magos através do deserto até a estrebaria onde nasceu Jesus. Seria uma estrela ou um planeta? Ou seria um simples cometa? Astrólogos e astrônomos vêm desde a antiguidade levantando hipóteses sobre a "estrela de Belém". E elas serviram também para estabelecer outras teorias sobre o ano exato do nascimento de Cristo.

Para Kepler, astrônomo do século XVIII, o sinal luminoso visto pelos magos era o resultado da conjunção dos planetas Júpiter e Saturno no signo zodiacal de Peixes. A conjunção aconteceu realmente no ano 747 da fundação de Roma ou sétimo ano antes de Cristo. Por essa hipótese, Jesus teria nascido cerca de oito anos antes de nossa era. Orígenes, no século III, e alguns estudiosos modernos pensam num cometa.

A teoria foi reforçada pelo aparecimento do cometa de Halley, em 1910, traçando sua rota do Oriente para o Ocidente. Sabe-se que o cometa de Halley fez esse mesmo percurso no ano 12 antes de Cristo. Mas isso colocaria o nascimento de Jesus numa data muito março. E explica por que: quando Deus criou o mundo. separou a luz das trevas, e, segundo o autor do texto, em partes iguais. Consequentemente, a criação do mundo deve ter sido num determinado período de 24 horas em que dia e noite tinham a mesma duração.

Como na região onde Cristo nasceu, dia e noite são exatamente iguais, a 25 de março, esta devia ser seguramente a data da criação do mundo. A Bíblia diz que Deus fez o Sol no quarto dia, isto é, 28 de março. E desde que, para os cristãos, o Messias é o "Sol da Justiça", como diz o livro de Malaquias, no Velho Testamento, Jesus deve ter vindo ao mundo no dia 28 de março.

Os documentos antigos trazem diversas teorias, todas tão fantásticas quanto esta, e mostram apenas um dado real: o dia exato do nascimento é completamente desconhecido. Mas um fato parece claro: não se deu no inverno (na Judeia, entre 22 de dezembro e 21 de março). Senão, como estaríamos pastores dormindo ao relento, quando os anjos anunciaram o nascimento do Salvador?

Texto publicado na revista "Veja", Brasil, edição 16, 25 de dezembro de 1968, excerto da p. 43. Adaptado e ilustrado para ser postado por Leopoldo Costa. Ortografia atualizada.

No comments:

Post a Comment

Thanks for your comments...