11.23.2018

A VEZ DA BATATA YAKON


Com propriedades funcionais e sabor apurado, o tubérculo tem tudo para se tornar frequente na alimentação diária.

A aparência pode até lembrar a batata-doce, mas as propriedades da batata yakon ultrapassam e muito as oferecidas pela prima, queridinha dos marombeiros. De gosto adocicado e consistência macia, o tubérculo surgiu na região dos Andes, mas agora já está ganhando espaço nas plantações da Colômbia, Venezuela, algumas regiões da Argentina e em partes do Brasil, como São Paulo.

Apesar da origem chilena, foi no Japão que a batata yakon ganhou fama, depois que pesquisadores da Universidade de Fukushima encontraram nela uma substância semelhante à insulina, capaz de reduzir as taxas de glicose no sangue, e a apelidaram de "insulina natural”. "O tubérculo tem carboidratos de difícil digestão. Assim, quando consumidas, liberam o açúcar no sangue em baixa quantidade e de forma mais lenta, reduzindo a quantidade de insulina necessária e contribuindo para o equilíbrio das taxas de glicose no organismo.”, esclarece a nutricionista funcional e mestre em fisiologia Bruna Sampaio Lima.

MAIS BENEFÍCIOS 

De acordo com Bruna, a batata yakon pode ser considerada um alimento funcional, já que, além da suas funções nutricionais básicas pode estar associada ao tratamento e prevenção de doenças. Além do seu poder no tratamento da diabetes, ela também auxilia na síndrome metabólica, obesidade e alterações cardiovasculares porque é rica em fruto- oligossacarídeos e inulina, uma fibra probiótica que desempenha funções positivas para a saúde intestinal. Uma sugestão de consumo é na forma de chás feitos com sua folhas para pessoas que têm problemas digestivos, e para quem tem dificuldade em manter a flora intestinal saudável. "Com uma alta quantidade de fibras em sua composição, este tubérculo contribui para a redução do apetite, glicemia e colesterol, garantindo o aporte de energia necessário", acrescenta a nutricionista.

YACON TAMBÉM EM RECEITAS 

Para Reinhard Pfeiffer, chef do Restaurante Expedito, localizado na cidade de Lapa, a 60 quilômetros de Curitiba, a batata yacon pode ser consumida de várias maneiras, entre elas acompanhada por geleias suaves, em doces diversos, crua, em saladas ou assadas em forma de chips. "A batata yacon é extremamente adaptável e permite que os chefs liberem a criatividade para desenvolver diversos preparos. Além das iguarias mais tradicionais, ela pode ser transformada em farinha, podendo ser utilizada em pães, ou até mesmo em bebidas fermentadas, como é feito no Japão”, completa Pfeiffer. "Utilizo a batata yacon em preparos como um brigadeiro vivo (doce feito com tâmaras e alfarroba) e em tortas assadas. Os profissionais devem aprender a cozinhar com esses ingredientes tão ricos em propriedades nutricionais. Hoje, um chef de cozinha não pode só pensar em fazer comida gostosa sem se preocupar com a saúde de seu cliente”, avisa.

RECEITA

Torta de yacon e maçã
(sem glúten e lácteos)

INGREDIENTES

2 colheres de sopa de óleo de coco, 
400g de batata yakon ralada no ralo grosso, 
2 colheres sopa de açúcar mascavo, 
2 colher de sopa de agave, 
1/4 colher de chá de canela em pó,  
2 colheres de sopa de melado, 
3 ovos (batidos levemente), 
1 xícara (chá) de leite vegetal de castanhas, 
10 tâmaras sem caroço picadas, 
1 xicara de coco ralado fresco,
1 maçã vermelha pequena ralada,
óleo de coco e farinha de arroz para untar a forma.

MODO DE PREPARO

Derreta o óleo de coco no micro-ondas, misture com todos os ingredientes e despeje numa forma de cerâmica ou vidro redonda/média (untada e enfarinhada) e asse por 1 hora e 20 minutos (ou até quase secar e dourar em cima), forno 160 graus.

MONTAGEM

Sirva quente acompanhada de um sorvete de creme ou de pistache.

Texto de Isabella Figueiredo publicado em "Estado de Minas", Belo Horizonte MG 1º de fevereiro de 2015. Digitalizado, adaptado e ilustrado para ser postado por Leopoldo Costa.




No comments:

Post a Comment

Thanks for your comments...