1.05.2019

RESSACA - É SÓ BEBER QUE PASSA


Sucos e ‘shakes’ desintoxicam e ajudam a diminuir a culpa pelos excessos nas festas de fim do ano.

Época de festas de Natal e réveillon é sempre a mesma história: difícil conter a gula diante de mesas tão fartas e dizer não para mais uma (só uma!) tacinha. Antes de correr para a farmácia atrás de um analgésico ou antiácido, a sugestão é buscar na geladeira e no armário da cozinha alguns ingredientes que podem aplacar os sintomas da ressaca por excesso de comes e/ou bebes.

— O gengibre alivia o enjoo e a dor de cabeça e o chá branco tem efeito anti-inflamatório. A combinação adequada de frutas, legumes e outros alimentos ajuda quem bebeu um pouco acima da conta — afirma a nutricionista Isabel Jereissati, autora da receita do suchá, que junta hortelã com sucos de limão e maçã.

Os já bastante conhecidos (e batidos) sucos verdes também podem amenizar o day after. A nutricionista Andrea Santa Rosa sugere o uso de maçã verde, couve, gengibre, chia e água gelada.

— O efeito é de eliminação de toxinas — explica Andrea. — A maçã possui a quercetina, um fitoquímico com ação anti-inflamatória. A couve é fonte de magnésio, mineral que participa na ativação de uma das enzimas mais importantes do processo de detoxificação, além de ter clorofila.

Na receita da nutricionista funcional Daniela de Almeida, a couve ficou de fora, mas foi substituída pela rúcula, numa mistura com banana prata, laranja, hortelã e água.

— A rúcula é do grupo das crucíferas, o mesmo da couve, e o seu uso não deixa de ser uma forma de variar o suco verde. Além disso, possui vitaminas C, E e carotenoides, com potente atividade antioxidante. Já a banana é uma ótima fruta para melhorar a fadiga e evitar carências nutricionais causadas pela ressaca.

Também com banana, Isabel Jereissati criou um shake detox com gostinho de vitamina e aposta numa nova coloração para os sucos.

— Depois do verde e do rosa, acho que o branco tem tudo para ser a próxima cor. Uma receita que adoro é bater no liquidificador 200ml de leite de amêndoa, 2 colheres de sobremesa de pasta de amendoim, metade de uma banana prata e uma pitada de raspa de fava de baunilha. Esse shake ajuda a repor importantes nutrientes que foram absorvidos pelo figado durante a metabolização do álcool — ensina Isabel.

Antes de qualquer um enfiar o pé na jaca, especialistas lembram algumas dicas importantes.

— Beber de barriga vazia não deve ser nunca uma opção pela rápida absorção do álcool, mas intercalar um copo d’água com um copo da bebida é uma atitude sábia, pois a absorção se torna mais lenta. — diz Daniela.

RECEITAS

1. ‘SUCHÁ’

Isabel Jereissati

INGREDIENTES
150 ml de chá branco
1 colher de sopa de suco de limão
3 folhas de hortelã grandes
1 pitada de gengibre ralado
200 ml de suco de maçã
Rendimento: 1 copo

MODO DE PREPARO

1. Com o chá branco em temperatura ambiente, bata no liquidificador todos os ingredientes acima.

2. SUCO VERDE

Andrea Santa Rosa

INGREDIENTES
1 maçã verde
1 folha de couve
1 pedaço pequeno de gengibre
150 ml de água gelada
1 colher de chá de chia
Rendimento: 1 copo

MODO DE PREPARO
1. Bata no liquidificador a maçã, a folha de couve, o gengibre e a água.
2. Adicione uma colher de chá de chia e beba imediatamente.

3. ANTIRRESSACA

Daniela de Almeida

INGREDIENTES
10 folhas de rúcula orgânica
1 banana prata
1 laranja espremida
100 ml de água
5 folhas de hortelã
Rendimento: 1 copo

MODO DE PREPARO
1. Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba o suco assim que ficar pronto.

Texto de Roberta Salomone publicada na "Revista O Globo" do jornal "O Globo" de de 4 de janeiro de 2015. Digitalizado, adaptado e ilustrado para ser postado por Leopoldo Costa.

No comments:

Post a Comment

Thanks for your comments...