2.13.2025

O GENE QUE SÓ OS PORTUGUESES POSSUEM?

 


Há controvérsias e nem todos os estudiosos concordam. Porém há uma corrente de estudiosos que afirmam que a leitura do ADN dos portugueses demonstra que possuímos um gene único através dos antigos Lusitanos.

Muitos afirmam que não existe um gene português. Como ouvi e li as duas versões em que uma contradiz a outra creio que é o ponto de partida para uma saudável discussão.

A pesquisa que causou polémica no mundo académico surgiu em 1997 . O gene em questão estaria presente em populações ibéricas. Além de Portugal foi verificado em outros países como Brasil e EUA, através das imigrações .

O A25-BIS-DR2 é um gene que só existe num povo: o Lusitano. Chegou-se a esta conclusão através do Estudo dos Genes de Histocompatibilidade HLA, que revelou que os descendentes dos Lusitanos, povo que habitou o norte e o centro de Portugal desde a Idade do Ferro, possuem dois genes únicos: o A25-BIS-DR2 e o A26-B38-DR13.

O segundo é o gene mais antigo da humanidade. Já o primeiro é pertença exclusiva dos Lusitanos. Face a isso, o código genético dos portugueses é diferente dos outros povos mediterrânicos e é o mais antigo à face da Terra.

Afinal quem são os Lusitanos?

O povo Lusitano, que se acredita ser originário da Europa Central, habitaram grande parte do actual território português e terão chegado à Península Ibérica quando ocorreram as imigrações célticas, no primeiro milénio a.C. .

Este povo ficou para a história por ter sido aquele que mais tempo conseguiu resistir à investida dos Romanos que queriam conquistar o seu território. As lutas tiveram início em 193 a.C., mas os Lusitanos apenas ficaram sob administração romana muitos anos depois, em 29 a.C.

Fontes: Portal Martim Moniz, Observador, Polígrafo, Público Diário de Notícias.

Texto de Sergio Diniz publicado no site Quora. Adaptado para ser publicado por Leopoldo Costa.

 


No comments:

Post a Comment

Thanks for your comments...