3.04.2011

HISTÓRIA DA RAÇA BRADFORD

Leopoldo Costa

Em 1947, na sua fazenda no condado de St. Lucie, na Flórida, Alto Adams Jr. proprietário de um plantel de vacas Brahman, buscando melhor produtividade de leite, na cobertura delas começou a usar touros Hereford. O resultado foi bom, nascendo boas novilhas, porém os touros Hereford não se ambientaram com o clima da Flórida e davam problemas de cascos e ele teve que experimentar reprodutores mestiços de Brahman com Hereford. Com o tempo ele conseguiu identificar touros que produziam descendentes com o perfil que desejava e com eles formou o rebanho que deu origem a raça, que tem 5/8 de Hereford e 3/8 de Brahman.

Independentemente de Adams, em Queensland na Austrália entre 1946 e 1952 também foi desenvolvido a raça só que com 50% de sangue Hereford e 50% de sangue Brahman.

Em Kansas City foi fundada uma associação que congrega os criadores dos Estados Unidos a United Bradford Breeders e em Rockhampton, Queensland, foi criada a associação que congrega os criadores australianos a Australian Bradford Society.

A raça é reconhecida pela habilidade materna, facilidade no parto, fertilidade, precocidade e produtividade de leite.
É dócil, rústica, precoce, resistente e de alto rendimento de carcaça. Do zebuíno herdou a adaptação aos trópicos, resistência aos parasitas, rusticidade e bons rendimentos de carcaça. Do Hereford trouxe a fertilidade, habilidade materna, precocidade, temperamento dócil, volume e maciez da carne.
Na Argentina os primeiros animais Bradford chegaram em 1951.

No Brasil.

No Brasil também foi desenvolvida uma raça semelhante chamada Braford. O pioneirismo coube a fazenda Santa Clara, que fica em Rosário do Sul (RS). Seu proprietário Rubem Silveira Vasconcelos, foi quem começou a desenvolver a raça com cruzamentos selecionados iniciados em 1968.
O Braford é uma raça sintética, formada de 3/8 de sangue Zebuíno (Tabapuã) e 5/8 de sangue europeu (Polled Hereford) e foi reconhecido como raça pelo Ministério da Agricultura do Brasil, em 1993.

1 comment:

Thanks for your comments...