Leopoldo Costa
A origem do hambúrguer data-se do século XIII, quando os Tártaros invadiram a Europa nas hordas de Gengis Khan. Os Tártaros eram uma das principais tribos dos Mongóis.
Exímios cavaleiros que eram, pouco desciam da sela do cavalo. Para alimentação colocavam a carne pilada crua entre o lombo do animal e a sela. Na hora da refeição, a carne pilada estava transformada em uma pasta que era modelada em bolas achatadas sendo consumida acompanhada com ‘airag’ (leite de égua fermentado com teor alcoólico próximo de 3%) ou ‘suutei tsai’, (chá temperado com leite de égua e sal). A carne nem precisava ser temperada pois absorvia o sal do suor do animal. A carne pilada era a mais usada entre os Mongóis, mesmo quando acampados, por que a qualidade não era boa e ficava dura se preparada de outra maneira.
Este tipo de carne pilada continuou sendo consumida durante vários séculos, até que no século XVII alguns viajantes alemães ficaram conhecendo o produto e levaram a idéia para um amigo açougueiro da cidade de Hamburgo.
O açougueiro repetiu o processo ensinado, mas ao invés de pilar moeu recortes de carne, acrescentou temperos e ingredientes que usava na fabricação da salsicha, modelou em bifes arrendondados que podiam ser fritos, grelhados ou assados, chamando-os simplesmente de ‘bife de carne moida’. Pelo seu preço e ser bem saboroso passou a ser um dos itens bem vendidos no açougue que logo foi imitado por outros concorrentes e ganhou popularidade entre as classes de menor poder aquisitivo.
No século XIX, quando os Estados Unidos recebeu seus primeiros imigrantes alemães dos arredores de Hamburgo, O 'bife de carne moída' chegou com eles, recebendo o nome de ‘hamburg style steak’ (bife ao estilo hamburguês). Os norte americanos passaram a colocar o bife grelhado no pão, na mesma maneira do ‘cachorro quente’ virando então um ‘sanduíche de bife de carne moida’ que logo teve seu nome reduzido para ‘hamburger’. Como poderia ser confundido com bife de pernil de porco (‘ham’ em inglês) e deixar de ser consumido por preceitos religiosos por aqueles que não consumiam carne de porco, foi simplificado para ‘burger’ e virou ‘beef burger’ quando fosse preparado apenas com carne bovina.
Segundo historiadores que foi em 1836 que o restaurante ‘Del Monico’s’, de Nova York, incluiu pela primeira vez o hambúrguer no seu cardápio servido entre duas fatias de pão.
Segundo historiadores que foi em 1836 que o restaurante ‘Del Monico’s’, de Nova York, incluiu pela primeira vez o hambúrguer no seu cardápio servido entre duas fatias de pão.
Com a farta disponibilidade de carne de dianteiro barata nos Estados Unidos, pois a preferência da população era para os bifes dos cortes traseiros do boi, os cortes de dianteiro que eram usados apenas na fabricação de 'corned beef' também foram usados na sua fabricação e ganhou o mercado rapidamente, passando a ser um dos derivados de carne mais vendido no país. Depois da Segunda Grande Guerra, com a McDonald's e suas concorrentes, o hambúrguer ganhou o mundo.
HAMBÚRGUER NO BRASIL
No Brasil o hambúrguer foi introduzido em 1952 pelo norte americano Robert Falkenburg, campeão de tênis em Wimbledon, que inaugurou no Rio de Janeiro, a primeira lanchonete, a ‘Bob's’ nos moldes norte americanos. Esta lanchonete foi freqüentada por celebridades da época, como o compositor Villa Lobos, o músico de jazz Booker Pittman, entre outros.
A McDONALD'S, A DIFUSORA DO HAMBÚRGUER NO MUNDO
A McDonald’s, considerada como a principal difusora do hambúrguer no mundo, foi a empresa que criou o formato das lojas que comercializam o produto e também que impulsionou o sistema de franquias. Atualmente conta com mais de 31 mil estabelecimentos em todo o mundo, sendo a marca que tem mais franquias. Sua entrada em todos os países do mundo, sem preconceitos religiosos e políticos, fez com que essa marca, seja considerada a face exportável do ‘sonho americano’. A primeira loja foi aberta em 1979 no Rio de Janeiro e a segunda em São Paulo em 1980.
Países de diferentes culturas adotaram o hambúrguer com adaptações para os costumes locais. Na Índia com a restrição de consumo de carne bovina utiliza-se carne de carneiro.
O maior hambúrguer do mundo foi feito em 1989 em Wisconsin, nos Estados Unidos e pesava 2.500 kg.
No comments:
Post a Comment
Thanks for your comments...