3.16.2011

OS SUÍDEOS

Leopoldo Costa

Os Suídeos (Suidae) são animais mamíferos da ordem dos Artiodátilos, caracterizados por um focinho prolongado em forma de tromba, tetradáctilo, apoiando-se nos dois dedos centrais mais desenvolvidos, sendo os outros dois, colocados num plano posterior, pequenos e curtos que raramente tocam no solo. Dentição completa, com os caninos superiores de grande tamanho.

Na Eurásia, os Suídeos apareceram na época Eocena (entre 53  e 35 milhões de anos atrás) e apresentavam cinco molares e tinham muita semelhança com o hipopótamo, um pouco mais tarde foi denominado Choerotherium. 

Na época Miocena (25 milhões de anos atrás) transformou-se no Palaeochoerus e ficou mais parecido com o porco que conhecemos hoje. 

Na época Pliocena (13 milhões de anos atrás) dividiu-se em três formas: o Dicotyles (pecari), o Phacochoerus (porco verrugoso da África) e o Sus (porco doméstico).

Nas Américas, os Suídeos apareceram também na época Eocena (entre 53  e 35 milhões de anos atrás) com o Eohyus, descendente do Choriphodon, evoluindo para o Parayus e o Heloyus e chegando ao Perchoerus e o Thinohyus na época Miocena (25 milhões de anos atrás).  A contínua evolução fez surgir o Dicotyles (pecari e caititu), semelhantes ao porco doméstico. Também surgiu dele o  Platygonus  atualmente  extinto.
Hoje se reconhecem 5 gêneros de Suídeos. Cada um com uma espécie:

  • Potamochoerus. Que compreende o porco africano do bosque (P. porcus).
  • Hylochoerus. O porco gigante da floresta (H. meinertzhageni).
  • Phacochoerus. O porco verrugoso africano (P. aethiopicus).
  • Babyrousa. Com o B. babyrussa.
  • Sus. Que tem dois subgêneros. O Sus e o Porcula.

Subgêneros
Espécie
Nome Vulgar


Sus
S. scrofa

Porco comum
Javali Europeu
S. barbatus
S. celebensis
S. verrucosis
Porco barbado da Sumatra
Porco de Célebes
Porco verrugoso
Porcula
S. salvanius
Porco pigmeu




No comments:

Post a Comment

Thanks for your comments...