3.18.2011

O QUE SIGNIFICA GADO?

Leopoldo Costa

A palavra ‘gado’ significa o conjunto de animais criados no campo destinado a trabalhos agrícolas, produzir leite, ou para ser abatido e produzir carne. Veiga Cabral na sua obra "Corografia do Brasil", cuja 1ª edição foi publicada em 1916, define ‘gado como sendo todo animal quadrúpede que o homem cria para alimento ou para auxiliar o trabalho.


O gado sempre constituiu um bom padrão de valor e um meio de troca entre todas as civilizações. Possui uma qualidade intrínseca, comparando com qualquer outro meio de troca: produz renda extra com as suas crias e é semovente.

O gado classifica-se em:

·       gado grosso’, os animais de maior porte como os bovinos, bubalinos, equinos, asininos e muares.
·       gado miúdo’, os animais menores como os suínos, os caprinos e os ovinos.

O vocábulo ‘gado’ adveio do verbo ‘ganhar’ que tem a sua etimologia  na antiga língua alemã.  A evolução semântica de ‘ganhar’ teve influência do étimo germânico ‘waidanjam’, que significa ‘buscar pasto, colher’ de onde a língua italiana incorporou a palavra ‘guadagnare’ e a língua francesa a palavra ‘gagner’, ambas com o sentido de ‘ganhar’.

Na Espanha o primeiro registro da palavra ‘ganado’ foi em 817 em Oviedo: ‘qui pinoratum duxerit proprium ganatum (...)’ Nesse caso, ‘ganatum’ tinha o significado de ‘riquezas’, ‘bens’ ‘aquisições não recebidas em herança’, sendo que mais tarde ganhou o significado também de ‘animais mansos’.

A língua portuguesa assimilou o mesmo significado. Já no século X e no século XI foram registrados ‘ganantia-canancia-ganancia’ no sentido de diferenciar ‘bens adquiridos’ dos ‘bens recebidos em herança’

Na língua inglesa as palavras ‘capital’, ‘chattel’ e ‘cattle’, são etimologicamente derivadas da mesma palavra francesa ‘capital’, que por sua vez é derivada do latim ‘caput’: cabeça (de gado). 

Sempre existiu uma correlação entre ‘gado’ e ‘moeda’.

O vocábulo inglês ‘cattle’ designa apenas os bovinos, e sempre no plural, ou seja, um "rebanho de animais".  O primeiro registro do emprego da palavra na língua inglesa data de meados do século XIII. 

É interessante observar que até meados do século XVI o vocábulo ‘cattle’  não designava apenas os bovinos, mas, todos os rebanhos de animais de criação, o significado que tem ainda hoje em português.

No Brasil, entre  as pessoas que lidam na atividade pecuária, como na acepção da língua inglesa, gado passou a significar apenas um conjunto de bovinos.  Por exemplo: ‘gado de curral’ é um brasileirismo que tem o sentido de ‘vacas leiteiras e bezerros existentes na fazenda’ e ‘gado de solta’, ‘os novilhos, bois, touros e vacas que vivem soltos nos pastos da fazenda’.

As palavras ‘pecus’ e ‘pecunia’ eram usadas pelos Romanos para designar ‘gado’, e por extensão também ‘moeda’.

O plural de ‘pecus-oris’ deu em zoologia ‘pecora’, uma subordem de mamíferos ruminantes, que compreendem os veados, as girafas, os bois, os carneiros, etc.

Podemos observar que a mesma origem tem a palavra ‘pécora’, que chegou ao português e espanhol através do italiano e significa ‘meretriz’ e também ‘chulé’ apenas em espanhol. Em Portugal também tem o significado de ‘qualquer mulher’. Em italiano ‘pecora’ originalmente significa ‘ovinos’.

No ponto de vista econômico o gado que interessa ao homem pertencem à classe dos mamíferos:

Reino
Animal
Sub Reino
Metazoários
Filo
Cordatos
Sub Filo
Vertebrados
Classe
Mamíferos
Sub Classe
Eutérios

Ordem
Artiodáctilos
Perissodátilos











Segundo Simpson a ordem dos Artiodáctilos (ou ungulados) tem a seguinte divisão:

Sub Ordem
Infra Ordem
Super Família
Família
Nome comum

Suiformes
Suina

Suidae
Suídeos
Tayasuidae
Pecari e Caititu
Ancodonta

Hippopotamidae
Hipopótamo
Tylopoda


Camelidae
Camelídeos

Ruminantia

Pecora
Cervoidea
Cervidae
Cervídeos
Giraffoidea
Giraffidae
Girafas e Ocapi
Bovoidea
Antilocapridae
Antílope Am.
Bovidae
Bovídeos



Têm importância econômica as famílias dos Suideos (Suidae), Camelídeos (Camelidae) e Bovídeos (Bovidae)

Existem  47 gêneros de Bovídeos, porém só 6 são gado:

Gêneros
Espécies


Bos
Boi
‘Gaur’
‘Banteng’
‘Kouprey’
Iaque
Bison
Bisão europeu
Bisão americano

Bubalus
Búfalo aquático indiano
‘Tamaraw’
‘Kerabao’
Syncerus
Búfalo africano
Capra
Ovis
Caprinos
Ovinos

Na ordem dos Perissodáctilos (Perissodactyla) existem duas sub ordens: a Hippomorpha e a Ceratomorpha.

A sub ordem Hippomorpha divide-se em duas famílias: a Equidae e a Palaeotheridae (extinta) e a sub ordem Ceratomorpha compreende as antas e os rinocerontes.

A família Equidae, a que nos interessa, abrange 16 gêneros e só um deles Equus tem algumas espécies de importância econômica como gado:

Gêneros
Espécie
Nome Vulgar









Equus
E. ferus
Cavalo selvagem
E. caballus
Cavalo comum
E. hemionus hemionus
E. h. onager
‘kulan’ (Mongólia)
Onagro (Ásia central)
E. h. kiang
E.h.khur
E.h.hemippus

‘kiang’ (Tibet)
‘ghorkkhar’ (India)
Asno selvagem sírio
E. asinus ou africanus
Asno africano
E. asinus
Asno comum
E.quagga ou
E. burchelii
Zebra de Burchell
E. grevyi
Zebra de Grevy
E. zebra
Zebra da montanha





No comments:

Post a Comment

Thanks for your comments...