6.19.2011

OVINOS - HISTÓRIA DA RAÇA SUFFOLK



O Suffolk se originou do cruzamento de reprodutores Southdown com fêmeas Norfolk Horned. Seu melhoramento se deu nos condados de Suffolk, Norfolk, Cambridge e Essex. Embora o Suffolk seja uma raça reconhecida desde 1810, o livro de registro genealógico só foi implantado bem mais tarde.

A fêmea pesa em torno de 80 kg e o macho em torno de 100 kg. A lã tem comprimento médio de 8 cm e os fios uma espessura de 28 a 35 micros. Ela é branca, cerrada e brilhante. A pele é macia e rosada, às vezes escura. Os cascos são negros. Cabeça grande, mocha, larga na fronte, às vezes com tendência a ser grosseira e toda desprovida de lã. Chanfro um tanto estreito, romano, especialmente nos carneiros. Olhos escuros, proeminentes e vivos. Orelhas um tanto longas e horizontais. Boca grande e lábios grossos. Pescoço forte, de comprimento médio e bem ligado às espáduas. Corpo largo, longo, profundo, liso, com musculatura geral desenvolvida e firme, mas sem apresentar a forma de bloco de outras raças. Peito proeminente, um pouco achatado. Tórax profundo e largo, com costelas moderadamente compridas, arqueadas e bem cobertas de carne. Espáduas largas, oblíquas, carnudas e espaçadas. Flancos cheios. Linha de cima boa, com dorso, lombo e garupa direitos e largos, bem carnudos,

O Suffolk como produtora de carne, é uma raça excelente que produz carne magra. Aos 22 meses de idade atinge 80 kg e dão rendimento de 65%. É rústico e suporta bem o clima úmido.


(Texto de Leopoldo Costa)

No comments:

Post a Comment

Thanks for your comments...