11.05.2011

DEZ FATOS FASCINANTES SOBRE ALIMENTOS


10. CHÁ DE MANTEIGA

Fato fascinante: No Tibete, uma bebida comum é o chá de manteiga, preparado com manteiga de iaque, sal e chá.

O tibetano comum costuma tomar entre 50 a 60 copos deste chá por dia! Ele é feito com o chá chinês desidratado ao sol durante vários dias (para concentrar o sabor forte). O chá é  então fervido durante meio dia sempre mexido com varas de bambu, enquanto são adicionados uma pitada de soda, sal e manteiga rançosa. Quando for tomar o chá, deve-se assoprar a espuma de manteiga que fica na borda do copo.
Alguns tibetanos adicionam "tsu" e farinha ao seu chá (do mesmo modo que adicionamos leite e açúcar ao nosso chá). "Tsu" é uma mistura de queijo duro ralado, manteiga e açúcar. Quando se está tomando este chá deve-se repor o que foi bebido para manter o copo sempre cheio.

9. CHOCOLATE QUENTE

Fato fascinante: Os antigos Maias preparavam o chocolate realmente quente  adicionando pimenta chili e milho!

Os primeiros registros do uso de chocolate para beber vem de restos encontrados em potes antigos dos Maias, que remontam ao século V a.C. A bebida era preparada  com sementes do cacau  transformadas em pasta, misturada com água, pimenta, farinha de milho e diversas especiarias. A mistura  era decantada transferindo de uma vasilha para outra, várias vezes, o que dava-lhe um colarinho de espuma. Era tomada fria e todas as pessoas de qualquer classe social a tomavam regularmente. O sabor era picante e amargo, ao contrário do chocolate quente de hoje. Quando o chocolate finalmente chegou ao Ocidente, era muito caro, custando em moeda de hoje, entre cinqüenta e setenta dólares por libra-peso. Se você viajar para Paris, não deixe de visitar Angelina para degustar o melhor chocolate quente do mundo, o Chocolat l'Africain.

8. HISTÓRIA MISTERIOSA DAS ROSQUINHAS (DONUTS)

Fato fascinante: Ninguém realmente sabe quando as rosquinhas foram inventados e quem as inventou.

Donuts (rosquinhas) eram preparadas originalmente no formato de um fino cilindro de massa, parecendo uma salsicha e não na forma redonda que conhecemos nos dias de hoje.Também era costume na Inglaterra fazer as rosquinhas no formato de bola que depois de fritas eram recheadas com geléia. Isso ainda é muito comum. Todos os formatos de rosquinhas fritam-se sem precisar intervenção humana, pois, quando um lado está pronto ela se vira automaticamente. A rosquinha em formato redondo tem a sua invenção reinvidicada por Gregory Hansen dos Estados Unidos, que assegura que a inventou em 1847, quando viajando num navio a vapor, não estava satisfeito com a textura do centro da massa e a moldou um circulo pressionando contra a tampa de uma lata de pimenta, dando-a  então oo formato hoje mais conhecido.

7. MAÇÃ, BATATA OU CEBOLA?

Fato fascinante: maçãs, batatas e cebolas têm o mesmo gosto quando comidas com o nariz tampado.

Estávamos como uma criança numa aula de ciências com os olhos vendados e os narizes tampados e foi nos oferecido uma maçã ou uma cebola para comer,sendo que não foi dito qual das duas que receberíamos. Nenhum de nós foi capaz de afirmar qual era qual. Isso comprova a participação  importante  que o nariz desempenha no sentido do paladar. A maçã, a batata e a cebola têm consistência semelhante, tornando-se praticamente impossível distingui-las sem o sentido do olfato. Se você tentar  fazer isso, eu advirto: depois que desbloquear o seu nariz, você poderá sentir e dizer o que acabou de comer.

6. OVOS QUE FLUTUAM

Fato fascinante: Quando um ovo flutua na água, ele não está bom e não deve ser consumido.

Com o passar do tempo, os gases se acumulam dentro da casca do ovo imprimindo-o um empuxo, que o faz boiar. Esta é a melhor maneira de testar se um ovo está podre sem ter que quebrar a casca, deixando exalar o mau cheiro. Quando um ovo está fresco ele vai repousar de lado no fundo do copo d'água.A medida que o tempo vai passando o ovo começa a virar e apontar para cima e finalmente flutuar completamente quando está podre. Ovos frescos têm a clara bem branca, enquanto os ovos mais velhos têm  a clara bem aguada. É por isso que o melhor é usar os ovos mais frescos possível para prepará-los poché  ou estrelados, deixando os ovos mais velhos para serem usados em omeletes ou mexidos.

5. EFEITOS VICIANTES DA BAUNILHA

Fato fascinante: O consumo de baunilha natural faz o corpo liberar catecolaminas, incluindo adrenalina, considerado ligeiramente viciante.

Quando a baunilha foi exportada do México para outras regiões de clima tropical, ela prosperou, mas não produzia as vagens de baunilha. Foi descoberto que uma abelha nativa do México é a única criatura que pode polinizar as flores da baunilha (a baunilha é uma espécie de orquídea). A tentativa de transferir a abelha para outros países não teve sucesso e a frutificação só foi conseguida quando foi descoberto um método de polinização artificial e com isso o México perdeu o monopólio da produção de baunilha. Além de ser ligeiramente viciante, a baunilha também pode evitar as infecções bacterianas.

4. BANANEIRAS

Fato fascinante: Bananeiras não são realmente árvores, e sim hastes de ervas gigantescas.

A haste grande confundido com um tronco de uma bananeira é na verdade um "pseudocaule", que significa "tronco falso." Cada pseudocaule fornece um cacho único de banana amarela, verde, ou avermelhada. Depois, então,  ele morre e é substituído por outro pseudocaule. Cachos de bananas menores (como as que compramos no mercado) são realmente chamados de "pencas", não "cachos", que podem pesar até 110 quilos. As bananas que comemos são cultivadas especialmente para não produzir sementes, portanto, não pode-se plantar uma bananeira  a partir de sementes de banana cultivados comercialmente. As bananeiras selvagens têm grandes sementes duras.

3. CONGELAMENTO CEREBRAL

Fato fascinante: O termo "congelamento cerebral" foi inventado para explicar a dor que se sente ao tomar muito rápido um 'Slurpee' (refrigerante lançado pela 7-Up em 1967).

Acredite ou não, existe um nome científico para o "congelamento do cérebro": ganglioneuralgia esfenopalatino. Tente dizer esta palavra cinco vezes mais rápido! Quando algo de muito frio (geralmente sorvete) toca o palato superior da região bucal, provoca-se a constrição dos vasos sanguíneos. Isso faz com que os nervos enviem um sinal ao cérebro para reabri-los. A reabertura rápida dos vasos provoca um acúmulo de líquido nos tecidos causando um ligeiro inchaço na testa e, portanto, causando dor. Normalmente demora entre 30-60 segundos para que o líquido drenar, aliviando a dor.

2. UM MOLHO BEM ANTIGO

Fato fascinante: Ketchup originalmente era um molho de peixe originário do Oriente.

Duas palavras da região de Fujian na China são usadas para descrever uma salmoura ou molho de peixe e um molho de tomate: ke-tsap e kiochiap. As palavras têm uma semelhança impressionante com o som da palavra "ketchup" Inícialmente os ketchups ocidentais eram preparados com peixes e especiarias, ou cogumelos. O ketchup de cogumelo ainda é encontrado no Reino Unido e é valorizada por algumas chefs modernos por ter como componente natural o glutamato monossódico, a única substância conhecida que pode estimular o quinto sentido humano: 'umami'.

1. SINTA BEM COM 7-UP

Fato fascinante: 7-Up, refrigerante inventado em 1920, continha  na sua formula original o lítio, aditivo agora comumente prescrito para aqueles que sofrem de transtorno bipolar.

A bebida foi originalmente comercializado como um remédio contra a ressaca, devido à inclusão de citrato de lítio. Ela foi lançada alguns anos antes do crash de Wall Street e comercializada sob o nome "Bib Label- Lithiated Lemon-Lima Soda," bastante complicado! O nome foi alterado para 7-Up logo após seu lançamento, sendo que o lítio permaneceu como um dos ingredientes até 1950. A mais provável explicação para o nome da bebida, é devido à receita original conter sete ingredientes (com a parte "up" relacionados com o lítio) ou o fato de lítio ter a massa atômica de sete.

Tradução livre e adaptação de Leopoldo Costa do livro de Jamie Frater '"The Ultimate Book of Top Ten Lists: A Mind-Boggling Collection of Fun, Fascinating and Bizarre Facts on Movies, Music, Sports, Crime, Celebrities, History, Trivia and More", Ulysses Press, 2009, p.467-473.

No comments:

Post a Comment

Thanks for your comments...