6.30.2012

MAIOR QUEIJO MINAS PADRÃO

Produtores de Ipanema, no Vale do Rio Doce em Minas Gerais, gastam 14 mil litros de leite e fazem o maior queijo minas padrão do pais.
Um queijo de minas pesando quase uma tonelada e meia foi motivo de festa na Praça Coronel Calhau, em Ipanema, no Vale do Rio Doce, a 370 quilômetros de Belo Horizonte. Cerca de 5 mil pessoas se reuniram no local e demoraram duas horas para consumir o queijo de 1.480 quilos, 62cm de altura e 175cm de diâmetro. A iniciativa dos produtores da cooperativa agropecuária da cidade, em parceria com a prefeitura, marcou a quebra do recorde de maior e mais pesado queijo de minas padrão do país.
A certificação foi concedida pela Rank Brasil, único sistema oficial de recordes do país, que tem mais de mil homologações das grandes realizações em vários setores brasileiros. Desde 2010, quando os produtores do município aceitaram o desafio de fabricar um queijo que superasse a marca de 500 quilos, de pecuaristas do Espírito Santo, Ipanema vem se destacando no cenário nacional da gastronomia. Na primeira edição da Festa do Queijo de Ipanema, a marca de 800 quilos não foi computada.
No ano passado, na segunda edição do evento, veio a quebra do recorde, com um queijo de minas padrão de 1.305 quilos, com 59çm de altura e 175cm de diâmetro. "A meta este ano era superar a marca de 1.200 quilos do queijo minas fresca1 produzido em Cuverlândia (MT). Para os associados da nossa cooperativa, esse é um desafio saboroso, pois, além de colocar nossa capacidade de produção e qualidade em evidênda no país, reúne a comunidade de Ipanema numa grande festa", disse o responsável pela fabricação, o tecnólogo em laticínios da cooperativa Ricardo Santana Paes.
De acordo com Ricardo, o queijo foi fabricado no dia 14 e armazenado. A cooperativa suspendeu toda a produção do dia para que seu pessoal se concentrasse no queijo gigante, que consumiu 13.700 litros de leite, juntamente com outros ingredientes, como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal. A fabricação do queijo ficou por conta do queijeiro da cooperativa local e auxiliares de produção e sob inspeção de técnicos.

DESFILE 

A expectativa era de atingir a marca de 1,4 mil quilos, mas na pesagem realizada ontem à tarde para a homologação do recorde, o peso superou em 80 quilos. "A produção foi em uma moderna queijomate automatizada, depois seguiu para o processo de enformagem e direcionada à câmara fria, seguindo todos os padrões de higiene", contou o tecnólogo. Somente ontem o queijo foi retirado para a pesagem, depois embalado em papel filme e seguiu em desfile até a Praça Coronel Calhau, tradicional ponto festeiro da cidade.
Paralelamente à festa do queijo, foi realizado na cidade o encontro regional do programa Minas Leite e Pró-Genética. O evento busca oferecer conhecimentos para os produtores leiteiros, com o intuito de contribuir para a criação de mecanismos que aumentem a produção e a renda do pequeno e médio produtor rural. Uma programação com palestras reuniu os agropecuaristas no Parque de Exposições de Ipanema, que contou com apoio do govemo estadual, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Texto de LANDERCY HEMERSON, publicado no jornal "Estado de Minas" do dia 24 de junho de 2012, com o título de "Um senhor queijo'. Digitado, adaptado e ilustrado para ser postado por Leopoldo Costa.

No comments:

Post a Comment

Thanks for your comments...