4.15.2024

A Biblia do Diabo

 


A Bíblia do Diabo é um dos grandes mistérios medievais que chegou até os nossos dias! O livro foi escrito no século XIII, por um monge que vivia no mosteiro beneditino de Podlažice, na antiga Boêmia, hoje República Tcheca. O religioso, que estava prestes a ser punido por quebrar os seus votos, encontrou uma luz no fim do túnel: concordou em transcrever todo o conhecimento da humanidade em uma única noite. Desesperado, o monge Hermann Inclusus convocou o Diabo e ofereceu a sua alma em troca de ajuda para concluir o livro a tempo. Uma vez que cumpriu o combinado, Lúcifer deixou um autorretrato na obra.

Já imaginou escrever, em uma única noite, um calhamaço desses?

Ninguém sabe o nome verdadeiro do manuscrito. Mas ele precisava de um nome mais respeitável, então foi chamado, sem muita imaginação, de Codex Gigas ("Livro Gigante"). Ele tem 310 páginas, 89 centímetros de altura, 49 centímetros de largura e pesa 75 quilos.

O conteúdo não é diabólico. A Bíblia trata-se de uma coletânea de textos de diferentes temas e períodos: Antigo e Novo Testamento completos; uma enciclopédia de Isidoro de Sevilha; e textos sobre técnicas medicinais, entre outros.

Além disso, um estudo feito pela National Geographic em 2015, liderado pelo paleógrafo Michael Gullick, da Biblioteca Nacional da Suécia, revelou que a caligrafia utilizada para redigir os textos e a assinatura comprova que o grande livro foi realmente escrito por uma única pessoa

Texto de Rosa Pereira publicado no site Quora. Digitalizado, adaptado e ilustrado para ser postado por Leopoldo Costa.

No comments:

Post a Comment

Thanks for your comments...